Huminutinho: como o TikTok está transformando a música
Especial

Huminutinho: como o TikTok está transformando a música

Lançado em 2016, muito do TikTok acontece em memes de fundo musical, coreografias e dublagens capazes de criar ou de aumentar sucessos pop. Aplicativo de vídeos curtos com mais de 1,5 bilhão de downloads entre 2017 e 2019, a plataforma se transformou em um verdadeiro berço de tendências jovens de estilo, comportamento e, claro, de música. André Vasco conta mais sobre a ascensão desta rede social em apenas Huminutinho.

Artistas como os americanos Lil Nas X, 20, Lizzo, 31, e Doja Cat, 24, tiveram músicas de seus repertórios alavancadas por milhares de intervenções de usuários do TikTok. "Old Town Road", o megahit de Lil Nas X e Billy Ray Cyrus, 58, que durou 19 semanas no topo da "Billboard" e quebrou recordes históricos, talvez seja o maior exemplo de como coreografias virais se espalham pela plataforma até se tornarem gigantes também fora dela. As faixas "Boys", de Lizzo, e "Say So", de Doja Cat, também vivem situações parecidas com a alta popularidade entre comunidades "tiktokers".

Lil Nas X se tornou fenômeno mundial com a ajuda de vídeos compartilhados no TikTok / Foto: Reprodução
Lil Nas X se tornou fenômeno mundial com a ajuda de vídeos compartilhados no TikTok / Foto: Reprodução

Um dos maiores hits do carnaval de 2020, "Tudo Ok", de Thiaguinho MT, JS o Mão de Ouro e Mila, marcou forte presença dentro do TikTok brasileiro. Com o desafio viral baseado na música, usuários da rede social no país inteiro se arrumaram no ritmo da faixa, mudando roupa, cabelo e maquiagem durante os vídeos.

Assista ao Huminutinho sobre TikTok desta semana:

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest