Calças apertadas, cabelos bem-cuidados, peitorais expostos e roupas extravagantes marcaram o visual dos artistas do glam metal. Fenômeno da década de 1980, esse subgênero do heavy metal também ficou conhecido como "hair metal" (em referência aos penteados característicos dos integrantes), "pop metal" (por conta do alcance massivo do estilo) e até "metal farofa" (devido à visão pejorativa do aspecto anterior), no Brasil. Bon Jovi, Mötley Crüe e Guns N' Roses são alguns dos representantes de maior destaque da categoria, que, até hoje, coleciona fãs apaixonados.
HUMINUTINHO: Paixão por Elton John fez Bon Jovi começar na música
O grande trunfo (e sacada) do glam metal foi misturar sensualidade, personalidades fortes, músicas grudentas e hard rock bem tocado com uma boa pitada de pop. Sem perder totalmente as raízes do rock clássico de nomes como Led Zeppelin e AC/DC, os artistas fundadores do subgênero cheio de estilo resgataram a preocupação com a aparência — vista em bandas como KISS — e a somaram à explosão de cores da década de clipes como "Physical", de Olivia Newton-John, e "Girls Just Want To Have Fun", de Cyndi Lauper. Estava pronta a receita para o sucesso.
Depois de pouco mais de dez anos de glória comercial, o glam metal deixou de ser o queridinho das gravadoras depois da onda "alternativa" trazida pelo grunge de grupos como Nirvana e Pearl Jam. Mas o filho glamouroso do heavy metal seguiu vivo, amado por um público fiel — e sendo constantemente descoberto por novas gerações que chegaram depois de seus anos de glória.
André Vasco explica mais sobre essa história em apenas Huminutinho:
Na BR-3
Na BR-3: O inesperado desfecho para a história do álbum mais misterioso do rock brasileiro
Na Trilha do LEÃO
Na Trilha do Leão: Trilhas de shows que viram filmes
Rock in Rio 2019
Huminutinho Rock in Rio: voo acrobático de Pink, homenagens ao funk e o resumo do segundo final de semana do festival
Rock in Rio 2019
Huminutinho Rock in Rio: Júnior Groovador, Ivete na bateria e o resumo do primeiro final de semana do festival
Na Trilha do LEÃO
Na Trilha do Leão: Um mundo sem Beatles — e sem Bowie?!?
Especial
Huminutinho: a história do Whitesnake, que volta ao Rock in Rio após 34 anos