Huminutinho: o que foi o glam metal, subgênero de grandes bandas dos anos 1980
Especial

Huminutinho: o que foi o glam metal, subgênero de grandes bandas dos anos 1980

Publicidade

Calças apertadas, cabelos bem-cuidados, peitorais expostos e roupas extravagantes marcaram o visual dos artistas do glam metal. Fenômeno da década de 1980, esse subgênero do heavy metal também ficou conhecido como "hair metal" (em referência aos penteados característicos dos integrantes), "pop metal" (por conta do alcance massivo do estilo) e até "metal farofa" (devido à visão pejorativa do aspecto anterior), no Brasil. Bon Jovi, Mötley Crüe e Guns N' Roses são alguns dos representantes de maior destaque da categoria, que, até hoje, coleciona fãs apaixonados.

HUMINUTINHO: Paixão por Elton John fez Bon Jovi começar na música

LEIA TAMBÉM: Heavy metal é bom para sua saúde, e a ciência pode comprovar

O grande trunfo (e sacada) do glam metal foi misturar sensualidade, personalidades fortes, músicas grudentas e hard rock bem tocado com uma boa pitada de pop. Sem perder totalmente as raízes do rock clássico de nomes como Led Zeppelin e AC/DC, os artistas fundadores do subgênero cheio de estilo resgataram a preocupação com a aparência — vista em bandas como KISS — e a somaram à explosão de cores da década de clipes como "Physical", de Olivia Newton-John, e "Girls Just Want To Have Fun", de Cyndi Lauper. Estava pronta a receita para o sucesso.

Além das faixas supergrudentas, a banda Bon Jovi também marcou época pelo visual sexy e colorido / Foto: Getty Images
Além das faixas supergrudentas, a banda Bon Jovi também marcou época pelo visual sexy e colorido / Foto: Getty Images

Depois de pouco mais de dez anos de glória comercial, o glam metal deixou de ser o queridinho das gravadoras depois da onda "alternativa" trazida pelo grunge de grupos como Nirvana e Pearl Jam. Mas o filho glamouroso do heavy metal seguiu vivo, amado por um público fiel — e sendo constantemente descoberto por novas gerações que chegaram depois de seus anos de glória.

André Vasco explica mais sobre essa história em apenas Huminutinho:

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest