Huminutinho: o que são melismas?
Especial

Huminutinho: o que são melismas?

Você pode não fazer ideia do que significa "melisma", mas certamente já ouviu — e até curtiu (ou detestou) — vários deles. Apesar de parecer nome de doença ("Menina, eu tive um melisma, acredita?"), melisma nada mais é do que um conjunto de várias notas cantadas em uma mesma sílaba. É uma espécie de floreio, um "frufru" na música, que costuma ser muito usado por artistas do universo pop, soul e do R&B.

A técnica vocal surgiu muito antes dos agudos de Mariah Carey e dos excessos das participantes de reality shows musicais. Ela vem do século X d.C, a partir de alguns cantos gregorianos. Daí surgiu a expressão "canções melismáticas", caracterizando aquelas músicas em que os artistas usam bastante esse recurso. Se hoje ouvimos melismas a todo momento na música pop, houve uma época em que eles eram usados para fins hipnóticos. Dá para imaginar?

André Vasco conta tudo que você precisa saber sobre melismas em Huminutinho. Aqueça a voz e pode treinar em casa — só cuidado para não irritar os vizinhos.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest