Huminutinho: por que a 'capital do metal' é Lemi, na Finlândia?
Especial

Huminutinho: por que a 'capital do metal' é Lemi, na Finlândia?

O heavy metal é abundante em Lemi, cidade localizada no sudeste da Finlândia. Em 2018, o município europeu foi nomeado "capital mundial do heavy metal" ao vencer um concurso organizado pelo Ministério das Relações Exteriores finlandês junto à Sony Music e ao festival Tuska Open Air, dedicado ao rock pesado no país. Lemi foi reconhecida como a cidade com mais bandas de metal por habitante do mundo, com 13 grupos em cerca de três mil residentes, na época. André Vasco dá mais detalhes sobre esta história no Huminutinho desta semana.

Além da coincidência de ter um nome similar ao do falecido vocalista e baixista do Motörhead, Lemmy (1945-2015), o município quase homônimo ao músico é a maior amostra do potencial da Finlândia no que diz respeito ao heavy metal. Bandas populares do gênero como Nightwish, Stratovarius e Apocalyptica são todas finlandesas.

De acordo com dados de 2018, a Finlândia apresenta mais de 50 bandas de metal para cada 100 mil habitantes do país. Gêneros massivos e populares em outras áreas do planeta — como a música pop — não conquistam tanto público na região, talvez por conta da preferência local pelo rock pesado.

Conhecido como país de altos índices de qualidade de vida, o território finlandês é destino certo para metaleiros curiosos por descobrir a origem local de tanto amor e apreciação pela música pesada.

Stratovarius é uma das bandas finlandesas de heavy metal mais conhecidas por fãs do gênero / Foto: Getty Images
Stratovarius é uma das bandas finlandesas de heavy metal mais conhecidas por fãs do gênero / Foto: Getty Images

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest