Huminutinho: por que a música deixa a gente arrepiado?
Especial

Huminutinho: por que a música deixa a gente arrepiado?

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

Você está em uma festa celebrando uma data especial com seus amigos. Na pista de dança, o DJ toca uma música atrás da outra e todos curtem o som empolgados. De repente, começa aquela música. Aquela, que te faz fechar os olhinhos e levantar o dedo para o alto. "É minha música", você grita.

LEIA MAIS: Huminutinho: Ouvido absoluto, a habilidade de identificar notas musicais em sons simples

VEJA TAMBÉM: As 36 músicas mais felizes do mundo

Quem nunca viveu uma cena parecida? Todos nós temos aquelas canções do coração que, quando tocam, nos emocionam e nos deixam arrepiados. Mas, por que isso acontece? O que a música provoca no nosso cérebro que faz o nosso corpo reagir dessa forma — que, certamente, não é culpa da temperatura do ambiente.

'Essa é minha música!': Por que ficamos arrepiados ao ouvir algo que gostamos? / Foto: Unsplash
'Essa é minha música!': Por que ficamos arrepiados ao ouvir algo que gostamos? / Foto: Unsplash

A resposta é científica e tem a ver com a liberação de um neurotransmissor chamado dopamina. É ele o responsável pela sensação de bem estar que sentimos. Alguns cientistas chegam a chamar essa manifestação de prazer de “orgasmo da pele”, sabia? Não é todo mundo que sente, apenas uma parcela da população mundial consegue desfrutar dessa emoção, que também é ligada às nossas expectativas. 

André Vasco reuniu todo seu conhecimento de biologia para explicar, em Huminutinho, o que acontece quando ficamos tão extasiados por conta de uma música. 

Assista:

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest