Ian Curtis: nos 40 anos da morte, Bernard Sumner, Stephen Morris e Peter Hook lembram o amigo e colega de Joy Division
Entretenimento

Ian Curtis: nos 40 anos da morte, Bernard Sumner, Stephen Morris e Peter Hook lembram o amigo e colega de Joy Division

No dia em que se completam quatro décadas da morte de Ian Curtis, 18 de maio de 2020 (segunda-feira), seus colegas de banda Bernard Sumner, Stephen Morris e Peter Hook participam de eventos para homenagear o vocalista do Joy Division. Moving Through the Silence: Celebrating The Life and Legacy of Ian Curtis terá alguns shows e bate-papo com Bernard e Stephen. Peter, por sua vez, libera "So This Is Permanent", concerto inédito de 2005 com repertório inteiro do Joy Division.

"'Moving Through the Silence' foi criado para marcar o 40º aniversário da morte do líder da Joy Division, bem como o início da Semana de Conscientização em Saúde Mental, que ocorre no dia 18 de maio. O principal beneficiado com o dinheiro doado será a instituição Manchester Mind." O texto, publicado na página do evento no Facebook, apresenta live que será transmitida pela rede social e pelo site da United We Stream a partir das 16h (horário de Brasília).

O Joy Division em um show em 1979. Foto: Getty Images
O Joy Division em um show em 1979. Foto: Getty Images

O evento será gratuito, mas doações são incentivadas — 30% ficarão com o centro de musicoterapia Nordoff Robins e a prefeitura de Manchester e 70% serão destinados para a Manchester Mind, que faz um trabalho de apoio em saúde mental, "garantindo que nossos serviços sejam prestados de forma a permitir que as pessoas se sintam ouvidas e envolvidas", informa a instituição.

Organizado pelo festival Headstock e pelo escritor Dave Haslam, o evento vai apresentar entrevistas ao vivo com Bernard e Stephen, e também com um amigo de Ian, Mark Reeder. Brandon Flowers, do Killers, também devem participar falando sobre a influência do Joy Division em sua carreira. Várias bandas estão escaladas para se apresentar na live, entre elas, Elbow, Kodaline, LoneLady e The Lottery Winners.

Bernard Sumner e Stephen Morris serão entrevistados ao vivo no evento "Moving Through the Silence: Celebrating The Life and Legacy of Ian Curtis". Foto: Getty Images
Bernard Sumner e Stephen Morris serão entrevistados ao vivo no evento "Moving Through the Silence: Celebrating The Life and Legacy of Ian Curtis". Foto: Getty Images

Em mais uma homenagem a Ian — e também aos 40 anos de lançamento de "Closer", último álbum do Joy Division ☺—, o cantor e baixista Peter Hook vai disponibilizar, a partir das 3h (horário de Brasília) do mesmo dia, o concerto "So This Is Permanent", realizado com sua banda The Light em 2015.

O vídeo, que ficará por 24h nas páginas do YouTube e do Facebook do Joy Division, e também no Facebook do The Light, é um registro do show realizado na Christ Church em Macclesfield, cidade natal de Ian. A apresentação para apenas 500 felizardos comemorou os 35 anos do Joy Division e, por isso, o repertório foi todo da ex-banda de Peter.

Apenas três músicas do show foram lançadas oficialmente, então, a transmissão de segunda-feira vai apresentar um material praticamente inédito. Como o outro evento, este também vai incentivar doações dos fãs, que serão destinadas à Epilepsy Society, instituição voltada para o tratamento da doença que Ian sofria.

Uma caixa com DVD e três CDs do concerto de três horas de duração será lançada pelo Live Here Now em meados de junho com lucros também revertidos à Epilepsy Society. Outra homenagem é a reedição em vinil de "Closer" e de três singles — "Love Will Tear Us Apart", "Transmission" e "Atmosphere" — no dia 17 de julho.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest