Inauguração de loja gigante na Inglaterra indica: as megastores do disco resistem
Entretenimento

Inauguração de loja gigante na Inglaterra indica: as megastores do disco resistem

Enquanto diversas lojas de produtos analógicos fecham ao redor do mundo, uma acabou de inaugurar em Birmingham, na Inglaterra. Trata-se da nova unidade da HMV Vault, um megaestabelecimento que abriu suas portas no dia 11 de outubro. Desde então, é considerada a maior loja de varejo de entretenimento na Europa. Para se ter uma ideia, o acervo da Vault conta com 25 mil discos de vinil e 80 mil CDs. Parece um sonho, não é?

No mundo, assim como a gigante de Birmingham, há diversas superlojas espalhadas por outros continentes. Elas resistem à onda do streaming e continuam a faturar vendendo os bons e revalorizados LPs. Abaixo, contamos onde elas resistem no mundo.

No bairro de Shibuya, em Tóquio, fica a maior unidade da Tower Records, empreendimento que possui outras 88 lojas espalhadas pelo Japão. A gigante de Shibuya tem nove (!!!) andares e já apareceu no filme "Encontros e Desencontros" (2003), filme de Sofia Coppola.

Na Sunset Boulevard, em Los Angeles, fica a Amoeba Records, que já indicamos neste artigo aqui sobre as melhores lojas de discos dos EUA. O estabelecimento foi fundado em 1990 por ex-funcionários da Rasputin Records, que ainda existe em Berkeley, em São Francisco.

Em Gotemburgo, na Suécia, fica outra gigante dos discos: a Bengans. Ela foi fundada em 1974 e fica localizada na área de Stigbergstorget. Tem 700 metros quadrados e é a maior loja de vinis dos países nórdicos. Lá, já tocaram David Bowie, REM e Belle & Sebastian.

Na terra do grunge, a cidade de Seattle, nos EUA, fica a Easy Street Records & Cafe. É uma loja de discos independente que resiste em meio a outras de grandes companhias. Entre os frequentadores do estabelecimento está Eddie Vedder, do Pearl Jam.

Na Oceania, mais precisamente em Sidney, na Austrália, está a Red Eye Records. A loja abriu as portas em 1981 e é considerada a maior num país em que os moradores não sabem fazer nada pequeno.

Por fim, temos a Rough Trade East, em Londres. Ela só perde em tamanho para a Vault em Birmingham. A loja inaugurou em 2007, contém 5 mil metros quadrados com discos, CDs, livros, produtos licenciados e até uma cervejaria.

Já que você chegou até aqui, aproveite e confira nosso artigo sobre as dez melhores lojas de discos do planeta. Uma delas fica em São Paulo.

Tags relacionadas:
EntretenimentoVinil

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest