'Isolation': Jeff Beck e Johnny Depp lançam cover da canção de John Lenon que expressa angústia atual
Entretenimento

'Isolation': Jeff Beck e Johnny Depp lançam cover da canção de John Lenon que expressa angústia atual

A ideia não era lançar tão cedo, mas a situação de distanciamento social fez com que Johnny Depp, ator, cantor, guitarrista e líder da banda The Hollywood Vampires, e Jeff Beck, guitarrista e compositor, antecipassem o single "Isolation". A cover da canção de John Lennon (1940-1980) já vinha sendo tocada pela dupla ao vivo e ano passado foi gravada em estúdio. "Decidimos que agora pode ser o momento certo para todos ouvirem", disse o guitarrista em comunicado.

Johnny e Jeff fizeram sua primeira performance juntos no palco em 2019, durante o Crossroads Guitar Festival, o grande encontro anual de guitarristas comandado por Eric Clapton (que teve a participação do fenômeno brasileiro Pedro Martins). Desde então, já tocaram "Isolation" ao vivo algumas vezes até que resolveram registrá-la em estúdio.

A gravação, com Johnny no vocal e Jeff na guitarra, teve Vinnie Colaiuta na bateria e Rhonda Smith no baixo. "A poesia de Lennon, com versos como 'We're afraid of everyone/ Afraid of the sun/Isolation' ('Temos medo de todos/ Medo do Sol/ Isolamento'), pareceu especialmente profunda agora. Uma música sobre isolamento, medo e riscos existenciais para o nosso mundo. Então, queríamos dá-la a vocês, e esperamos que ajude a entender o momento ou apenas a passar o tempo juntos durante esse isolamento", escreveu Johnny em um comunicado.

Lançada em dezembro de 1970 no primeiro álbum solo de John Lennon, "John Lennon/Plastic Ono Band", a canção reflete o momento turbulento que o cantor e compositor passava — o fim dos Beatles, os ataques que ele e Yoko Ono enfrentavam, insegurança e desilusão, tudo potencializado pelo uso excessivo de drogas. Era uma forma de dizer que, embora ele e Yoko parecessem ter tudo, ainda eram tão solitários e isolados quanto todos os outros. O quarto e último verso é mais explícito, como destacou Johnny, falando do medo das pessoas entre si e o sol como algo permanente enquanto nosso mundo pode estar com os dias contados.

A canção é, ao mesmo tempo, uma forma de libertação resultante da "terapia primal", que John e Yoko fizeram com o psicoterapeuta Arthur Janov (1924-2017). Nessa linha de tratamento, os pacientes são encorajados a reviver e a expressar seus sentimentos básicos, que o terapeuta considera que podem ter sido reprimidos no passado.

"Isolation", uma das canções preferidas de Roger Waters, segundo o próprio vocalista do Pink Floyd, já foi regravada anteriormente por nomes como Marianne Faithfull, Snow Patrol, Joe Coker e Marcury Rev.

Johnny e Jeff pretender dar continuidade à parceria, embora não esteja claro quando será o próximo lançamento. "Você ouvirá mais de Johnny e eu daqui a pouco. Mas até lá, esperamos que você encontre algum conforto e solidariedade com essa nossa versão para o clássico de Lennon", disse Jeff.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest