Japoneses tornam possível fazer música eletrônica com leitor de código de barras
Tecnologia

Japoneses tornam possível fazer música eletrônica com leitor de código de barras

Quando o código de barra chegou aos supermercados e lojas, foi um impacto tecnológico. Agora, um grupo japonês chamado Electronicos Fantasticos deu um passo a mais na utilidade das conhecidas barrinhas preto e brancas: elas estão criando música!

O grupo encontrou uma maneira de fazer música techno, adaptando scanners de código de barras em instrumentos musicais. Ao escanear padrões de linhas variados, os dispositivos modificados tocam uma diversidade de batidas percussivas e eletrônicas.

O responsável pela novidade é Ei Wada, conhecido como Crab Feet, um artista e músico japonês que transforma aparelhos eletrônicos antigos em instrumentos musicais. Ele já participou de um projeto instrumental com o Open Reel Ensemble usando 20 gravadores de rolo para reproduzir batidas de bateria; compôs músicas para desfiles da estilista Issey Miyake em Paris; e é o criador do grupo de arte, música e tecnologia Electronicos Fantasticos.

Ei Wada: especialista em transformar aparelhos eletrônicos antigos em instrumentos musicais. Foto: Getty Images
Ei Wada: especialista em transformar aparelhos eletrônicos antigos em instrumentos musicais. Foto: Getty Images

O projeto do código de barras foi feito em 2018 e, desde então, eles apresentam as mais variadas interações, mas sem revelar muitos detalhes de seu funcionamento. A descrição limita-se a dizer que o scanner "gera som conectando o sinal digitalizado a uma saída de áudio". Ao que parece, os padrões listrados se tornam ondas sonoras e os controles do scanner desempenham certas partes.

O pano impresso em que os "músicos" tocam com o leitor nos vídeos não possui códigos de barras tradicionais, aquele padrão de barras preto e branco de espessura variável. Geralmente, o sensor em um scanner interpreta a luz refletida das linhas, transforma-a em texto que um computador traduz e, em seguida, o sistema de códigos de barras emite um sinal sonoro para confirmar uma digitalização bem-sucedida. Nos vídeos do Electronicos Fantasticos há códigos de barras e também itens como estrelas e outros tipos de padrões. "No futuro, os leitores de código de barras serão conectados não apenas às caixas registradoras, mas também aos alto-falantes", escreveu Wada na descrição do projeto.

Além desse material inspirado em código de barras que inclui um vestido com música gravada em sua estampa listrada e um violão que usa um padrão semelhante no lugar das cordas tradicionais — Wada já criou outros instrumentos incríveis a partir de aparelhos antigos. Ele transformou pequenas TVs em instrumentos parecidos com ukuleles, criou algo parecido com um acordeon a partir de um gravador de bobina e tocou um ventilador como se fosse um baixo.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest