Jimi Hendrix inédito: versão de 'Ezy Ryder' com Band of Gypsys gravada ao vivo há 50 anos ressurge em nova caixa
Entretenimento

Jimi Hendrix inédito: versão de 'Ezy Ryder' com Band of Gypsys gravada ao vivo há 50 anos ressurge em nova caixa

A banda oficial de Jimi Hendrix (1942-1970), a Jimi Hendrix Experience, terminou em junho de 1969 — sim, a poucos meses do Woodstock. Para preencher a lacuna, o famoso guitarrista americano formou um novo conjunto, batizado de Gypsy Sun and Rainbows — este que acompanhou o músico no festival de agosto de 1969.

Mas a formação não durou muito, e em seguida Jimi formou a Band of Gypsys, com o baixista Billy Cox e o baterista Buddy Miles. Juntos, os artistas lançaram o disco ao vivo "Band of Gypsys", em 1970, gravado entre 31 de dezembro e 1º de janeiro daquele ano, no Fillmore East, em Nova York.

Agora, em novembro de 2019, quando a gravação está prestes a completar 50 anos, surge uma das faixas que ficaram de fora do álbum "Band of Gypsys". Trata-se de "Ezy Ryder" (ouça abaixo). Ela está disponível para audição no YouTube desde quinta-feira (14), mas será lançada oficialmente numa caixa comemorativa, a "Songs For Groovy Children: The Fillmore East Concerts", nesta sexta-feira (22). Os itens da caixa, que traz o show completo e sem cortes, podem ser adquiridos em formato de CD (com cinco unidades) ou LP (com oito).

Em entrevista à "Rolling Stone", Billy Cox revelou que a Band of Gypsys era um grupo "em evolução". "Estávamos crescendo, evoluindo sem o ego", disse ele. "Nós éramos uma banda de músicos que se amavam e que amavam a música."

O baixista também avaliou que a música de Jimy Hendrix continua a ser tão relevante no século XXI porque sua música era "espiritual". "O que é espiritual nunca é dividido", falou. "A música de Jimi impactou na vida das pessoas de formas totalmente distintas. Desde soldados da guerra do Vietnã até pessoas que viviam nos guetos."

Jimi Hendrix em uma apresentação no Felt Forum, em Nova York, em 28 de janeiro de 1970/Getty Images
Jimi Hendrix em uma apresentação no Felt Forum, em Nova York, em 28 de janeiro de 1970/Getty Images

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest