John Lydon cuida sozinho da mulher com quem é casado há 41 anos e sofre de Alzheimer: 'A pessoa que eu amo ainda está lá'
Inspiração

John Lydon cuida sozinho da mulher com quem é casado há 41 anos e sofre de Alzheimer: 'A pessoa que eu amo ainda está lá'

Toda rispidez e deboche típicos de John Lydon , 64 anos, desaparecem quando ele fala da mulher Nora Foster, 78 anos, que foi diagnosticada com Alzheimer e está com a saúde cada vez mais fragilizada. O cantor, eterno ícone do punk rock disse ao "Daily Mirror" que tem se dedicado integralmente a cuidar da companheira, com quem é casado desde 1979.

"Nora tem Alzheimer ... eu sou seu cuidador em tempo integral; não vou deixar outra pessoa bagunçar a cabeça dela", conta John, categórico, dizendo que tem esperanças que "a pessoa real" de Nora ainda esteja lá. "Essa pessoa que eu amo ainda está lá a cada minuto de cada dia e essa é a minha vida. É uma pena que ela se esqueça das coisas, né? Mas acontece com todos nós", lamenta o vocalista do Sex Pistols. Os dois moram em Los Angeles, nos EUA, e estão enfrentando a pandemia juntos, em casa. Como fazem desde 2018, quando ela recebeu o diagnóstico da doença.

John Lydon e Nora na première do documentário "The Public Image is Rotten" em 2017, em Nova York. Foto: Getty Images
John Lydon e Nora na première do documentário "The Public Image is Rotten" em 2017, em Nova York. Foto: Getty Images

John já havia falado da doença da mulher em uma entrevista de rádio há dois anos: "É algo que sinto que fui treinado para fazer. Sou um cuidador natural, e não há como evitar isso. Um dos meus empregos depois dos Sex Pistols foi cuidar de crianças problema", comentou ele, referindo-se ao fato de ter criado Pablo e Pedro, filhos gêmeos de sua enteada Ari Up vocalista do The Slits, cuja guarda acabou ficando com ele e com Nora. "Ari deixou eles livres, não sabiam ler nem formar frases simples. Um dia disse que não conseguia mais lidar com eles e eu sugeri que viessem ficar conosco, afinal, não os queria abandonados. Eles nos trouxeram um verdadeiro inferno, mas eu amava ter crianças por perto", explicou John em uma entrevista ao "The Guardian" em 2016. O casal adotou também Wilton, terceiro filho de Ari, depois de sua morte em 2010, vítima de um câncer de mama.

John Lydon, Ari Up e Nora em 2000, em Nova York. Foto: Getty Images
John Lydon, Ari Up e Nora em 2000, em Nova York. Foto: Getty Images

O estado de saúde de Nora afastou John dos palcos nos últimos tempos e os poucos shows que tinha agendados este ano acabaram sendo cancelados por causa do coronavírus.Enquanto isso, ele tenta buscar os melhores cuidados possíveis para Nora, pois sua condição se deteriora a cada dia. "É como uma ressaca constante, que está ficando cada vez pior", compara. E garante que, mesmo assim, não pretende interná-la em uma casa de repouso. Com uma ponta de orgulho, ele revelou que os especialistas ficam impressionados por ela ainda se lembrar dele. "Um pouquinho de amor ajuda bastante", sugeriu.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest