Joy Division: exposição, merchandising e lançamentos comemorativos lembram banda de Ian Curtis
Entretenimento

Joy Division: exposição, merchandising e lançamentos comemorativos lembram banda de Ian Curtis

A gravadora independente de Manchester Factory Records, que tinha no catálogo bandas como Joy Division, New Order, Happy Mondays e The Durutti Column, completa 40 anos em 2019. Para comemorar a data, nada melhor do que coletâneas de aniversário em vinil, mostras com itens históricos e merchandising do jeito que todo gosta, não é?

O selo já colocou em pré-venda as coletâneas "Use Hearing Protection", com os primeiros dez discos da Factory, bem como memorabilia, e "Factory: Communications 1978-1992", com 63 músicas dos 15 anos em que a gravadora esteve ativa. Os boxes estão disponíveis aqui.

Uma exposição, também intitulada "Use Hearing Protection", ficará em exibição no Chelsea Space, em Londres, de 13 de setembro a 25 de outubro. A mostra, com entrada gratuita, contará com 50 itens do catálogo da Factory até 1982, entre eles trabalhos das bandas Joy Division, New Order, A Certain Ratio e The Durutti Column, e também do designer da gravadora, Peter Saville.

A versão expandida de "Use Hearing Protection", com mais itens do que a primeira exposição, abrirá as portas em julho de 2020, no museu de Ciência e Indústria de Manchester, cidade natal da gravadora.

O catálogo Factory: Communications 1978-1992/Divulgação
O catálogo Factory: Communications 1978-1992/Divulgação

Os dez discos da coletânea "Use Hearing Protection", que tem apenas 4 mil unidades, incluem o clássico álbum do Joy Division, "Unknown Pleasures" e o EP "The Factory Sample", com canções da banda de Ian Curtis, Cabaret Voltaire, John Dowie e The Durutti Column.

O segundo box de vinis, "‘Factory: Communications 1978-92", foi lançado originalmente em 2009, com 4 CDs. A nova versão tem 8 LPs, com hits como "Love Will Tear Us Apart", do Joy Division, "Temptation", do New Order, entre outros. Ambos os catálogos chegam oficialmente no dia 8 de novembro.

O catálogo Use Hearing Protection/Divulgação
O catálogo Use Hearing Protection/Divulgação

Outra notícia recente envolvendo o Joy Division tem a ver com o furto de parte da lápide do líder do grupo, Ian Cutirs, morto em 18 de maio de 1980. O túmulo do músico fica no cemitério de Macclesfield, na Inglaterra, onde fãs peregrinam para homenageá-lo.

Esta é a segunda vez que vandalizam o túmulo de Ian. Segundo o "Independent", isso já havia ocorrido em 2008, quando arrancaram um dos blocos de pedra com as inscrições de seu nome, data de nascimento e de morte, trechos da música "Love will tear us apart". Deixem o cara descansar, pô!

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest