Kalani Pe'a, de 36 anos, é um dos cantores popular do Havaí, vencedor de dois prêmios Grammy, em 2017 e 2019, na categoria de álbum regional de música. Na quinta-feira (7), ele utilizou seu Instagram pessoal para fazer uma homenagem a sua avó, Kahunani, que vive com Alzheimer e fez aniversário naquele dia.
VEJA TAMBÉM: Lúcio Yanel, mestre de Yamandu Costa, faz serenatas diárias para a esposa com Alzheimer e inspira ações solidárias
No vídeo publicado por Kalani, ele aparece cantando para sua avó, que sorri o tempo inteiro. Na legenda da publicação, o músico escreveu: "Minha avó continua a me amar, ainda que ela sofra com Alzheimer. Dedico minhas turnês a ela para honrá-la, pois a amo. Ela é tão forte, é minha maior influência, meu modelo como ser humano. Te amo Kahunani, feliz aniversário."
Em entrevista ao "KHON2 News", o artista explicou que sua avó vive com a doença há 10 anos, mas que a música continua a conectá-los. "Toda vez que a abraço e canto para ela, percebo que uma janela de oportunidades se abre. E aqueles 30 segundos de oportunidade para fazê-la lembrar de mim são tudo", contou ele.
Ao "Living 8080", Kalani falou da importância de falar sobre Alzheimer sem se sentir envergonhado.
"A doença toma controle da pessoa e de uma família. Por isso, é importante falar. Ninguém precisa ter medo ou sentir vergonha", disse o músico. "Meus tios e tias tiveram Alzheimer, meu avô e minha avó também. Então, para mim, é normal falar sobre isso. Precisamos chamar a atenção da doença, ainda que ela não tenha cura. É importante que esse assunto seja discutido na sociedade, para trazer mais informação sobre a doença e desenvolver empatia nas pessoas."
Como um ativista da causa, Kalani apoia instituições como a Associação do Alzheimer do Havaí, participa de marchas pelo fim da doença, como a Walk to End Alzheimer’s, em Oahu, e doa parte dos lucros de seus shows para organizações que pesquisam a cura do transtorno.
Inspiração
Jovem de 18 anos é a ganhadora de bolsa que homenageia Freddie Mercury
Inspiração
Dançarina de Beyoncé, Ferly Prado conta como Tina Turner a ajudou a sair de um casamento abusivo
Entretenimento
Little Richard: as 20 músicas essenciais do ídolo inspirador de Paul McCartney, Sam Cooke e outros gênios
Entretenimento
Little Richard, prestes a fazer 87 anos, debilitado por cirurgia no quadril, canta para Tom Jones ao telefone
Inspiração
Joe Henry, o cunhado supertalentoso de Madonna, supera câncer e lança canções que buscam 'humanidade' na música
Inspiração
Amadou e Mariam, o casal de cegos mais amado do planeta pop, têm o segredo para resistir e manter a doçura em tempos conturbados