Keith Haring: 11 capas de discos feitas pelo artista americano, morto há 30 anos
Criatividade

Keith Haring: 11 capas de discos feitas pelo artista americano, morto há 30 anos

Keith Haring teve suas obras popularizadas por desenhos que fazia de forma espontânea nas estações de metrô de Nova York, em uma época em que a cultura de rua fervia com a eclosão do grafitti e do break, no começo dos anos 1980. Antes de morrer — precocemente, aos 31 anos, no dia 16 de fevereiro de 1990 — se tornou um nome legendário da arte urbana e da pop art. Entre diversas colaborações com nomes como Grace Jones, Jean-Michel Basquiat ou Andy Warhol, ele também se tornou importante no mundo da música, trafegando entre discotecas como a Paradise, onde reinava o DJ Larry Levan, e quebradas do incipiente rap. Madonna o conheceu antes de ficar famosa e usou ideias suas para figurino de show. De sua mente brilhante, saíram obras que foram colocadas nas capas de discos de artistas como David Bowie (1947-2016) e do grupo de hip-hop Run-DMC.

Mais do que isso, depois de diagnosticado como soropositivo, o artista montou, em 1989, a Keith Haring Foundation, para pesquisa, prevenção e cuidados relativos à Aids. Graças a ele, seu legado artístico continua sendo preservado e ajudando no combate à doença que o matou.

Nos 30 anos sem Keith Haring, lembramos algumas de suas principais capas de disco. Desde singles de grandes astros, como David Bowie, a coletâneas de rap e lançamentos inovadores como “Duck Rock” , de Malcolm McLaren e “A Very Special Christmas”, álbum beneficente pioneiro voltado para o trabalho da Special Olympics, organização internacional de apoio a pessoas portadoras de deficiências intelectuais, com canções de Madonna, Sting, U2, Bon Jovi e Bruce Springsteen, entre outros. Confira:

‘Life Is Something Special’, NYC Peech Boys (1983)

‘Duck Rock’, Malcolm McLaren (1983)

‘Without You’, de David Bowie (1983)

‘Rap It’, vários artistas (1983)

‘The Baby Beat Box’, Emanon (1986)

‘Someone Like You’, Sylvester (1986)

‘Crack is Wack’, de Bipo (1987)

‘A Very Special Christmas’, vários artistas (1987)

‘Hiroshima '88 Theme Song’, Peace Birds ’88 All Stars (1988)

‘Gypsy Woman’ / ‘Peace’, Crystal Waters / Sabrina Johnson (1992)

‘The Final Nights of Paradise 1987 Pt. ⅕’, Larry Levan (2001)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest