Kurt Cobain, Louis Armstrong, Blind Willie Johnson e outros mitos da música têm vidas contadas em série de animação; assista
Entretenimento

Kurt Cobain, Louis Armstrong, Blind Willie Johnson e outros mitos da música têm vidas contadas em série de animação; assista

Em novembro de 2016, o Spotify lançou uma série de curtas animados que narram histórias, anedotas e mitos de alguns ídolos da música, como Kurt Cobain, T.I., Blind Willie Johnson, Louis Armstrong, Rolling Stones, Motorhead e Neil Young. Intitulado "Drawn & Recorded", o programa, que começou com dez episódios (alguns, disponíveis no YouTube), já está na quarta temporada e é narrado por ninguém menos que T. Bone Burnett. O guitarrista e produtor musical de 71 anos tocou com Bob Dylan durante a turnê "Rolling Thunder Revue", entre 1975 e 1976, e, entre outros feitos, foi responsável por revitalizar a carreira de Roy Orbison (1936-1988) nos anos 1980.

"Drawn & Recorded" foi desenvolvido pelo animador Drew Christie e o estúdio Gunpowder & Sky. Após a primeira temporada no Spotify, a série migrou para outra empresa, a AT&T. Hoje na quarta temporada, e com mais personagens, como os Beatles e David Bowie, o curta animado pode ser visto nos canais DirecTV, DirecTV Now e AT&T U-verse. As informações são da "Animation Magazine".

Mas, para quem é stalker de internet, também pode encontrar alguns episódios no canal do Vimeo de Drew. Basta dar uma pesquisada mais afiada neste link.

O episódio favorito de T. Bone Burnett, para nossa sorte, está disponível online. Trata-se daquele sobre o legendário músico de blues americano Blind Willie Johnson (1897-1945), cuja obra está provavelmente imortalizada no espaço, levada pela nave Voyager.

"Este é o primeiro episódio que todos deveriam assistir", disse o músico à "Billboard" na época. "É uma das melhores coisas de que já participei na minha vida inteira."

Um dos mais incríveis episódios conta as peripécias de Leonard Cohen (1934-2016) em Cuba, dois anos depois da revolução liderada por Fidel Castro, em 1961, visitando a ilha como "um espécie de teste", movido por espírito de aventura. O cantor canadense acabou preso em Varadero, mas, depois de convencer oficiais por ser canadense e ter simpatias pelo socialismo, acabou posando com eles para uma foto. Ao voltar, porém, em meio ao período conturbado da invasão americana à Baía dos Porcos, foi acusado, por causa do retrato que levava, de ser desertor, e informado de que estava proibido de deixar o país.

O episódio centrado em Kurt Cobain conta a história da canção "Smells Like Teen Spirit", cujo título surgiu a partir de uma brincadeira de Kathleen Hanna, do Bikini Kill, amiga do cantor do Nirvana, que na época namorava a baterista do grupo, Tobi Vail. É um conto muitas vezes contado, mas o charme e a inventividade do episódio resumem bem o apelo da série.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest