Kylie Minogue e 'Acho Que Sou Louca': a história bizarra da versão que lançou a carreira solo de Simony, em 1989
Entretenimento

Kylie Minogue e 'Acho Que Sou Louca': a história bizarra da versão que lançou a carreira solo de Simony, em 1989

Quando Kylie Minogue surgiu no cenário pop inglês, nos anos 1980, como estrelinha de uma novela brega australiana, “Neighbours”, poucos apostariam na perenidade de seu sucesso. Ela decolou a partir de uma regravação de “The Locomotion” e virou a carinha teen de um trio de produtores que começava a ditar as paradas britânicas: Stock, Aitken & Waterman. Meio marionete deles, como a própria Kylie definiria depois. De qualquer modo, seu primeiro megahit, escrito pelos três, foi um presente que caiu no colo dela: “I Should Be So Lucky”.

No começo dos anos 1990, depois de três álbuns e dois anos de namoro com Michael Hutchence (1960-1997), cantor do INXS, Kylie deixou de ser vista como apenas-mais-uma-cantora descartável e seguiu uma trajetória respeitada. Ainda assim, poucos imaginariam que em 2007, ela estaria sendo condecorada pela rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico e estabelecida como uma das maiores estrelas pop do planeta. É assim que, hoje (7/03), aos inacreditáveis 51 anos, ela chega como atração principal da primeira noite Festival GRLS!, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Menos pessoas ainda imaginam (ou se lembram) que seu sucesso “I Should Be So Lucky” frequentou as paradas brasileiras no fim dos anos 1980 em uma versão de Simony. “Acho Que Sou Louca” ganhou forma a partir de uma história inusitada que tem como catalisador o jornalista carioca Tom Leão, colunista do Reverb.

Kylie Minogue nos tempos do hit 'I Should Be So Lucky', em 1988, antes de estourar no Brasil em versão de Simony/ Chris Walker
Kylie Minogue nos tempos do hit 'I Should Be So Lucky', em 1988, antes de estourar no Brasil em versão de Simony/ Chris Walker

Na época, trabalhando para o jornal “O Globo”, onde editou, por décadas, a influente página “Rio Fanzine”, Tom lembra que, certa tarde, em 1989, fez uma visita à gravadora CBS (hoje Sony Music) e, durante reunião informal com um dos gerentes de produto do departamento internacional, Rodrigo Vieira, foi interrompido por um executivo da área nacional da empresa. “Ele estava desesperado atrás de um hit para ser o primeiro single do primeiro álbum não-infantil da Simony, pós Balão Mágico. O cara me perguntou se eu tinha alguma ideia, alguma música para sugerir. Pensei um pouco e na hora me deu um estalo da Kylie, que estava com seu primeiro disco saindo no Brasil, pela gravadora Stiletto.“I Should Be So Lucky” já era um sucesso na Europa, mas aqui, nada…”

A sugestão agradou em cheio, e Tom foi instado a fazer uma versão “pra ontem”. O título e refrão já estavam na mente. Em uma festa na casa do amigo Alvin L (compositor de hits do Capital Inicial e de Marina), o jornalista havia reparado que amigos gays tinham adaptado a letra de “I Should Be So Lucky” segundo um velho hábito local de cantar em português algo que soasse próximo da fonética original dos sucessos em inglês (algo que estava dando origem, bem naqueles tempos, aos primeiros esforços do funk carioca, sob as bênçãos do DJ Marlboro).

“Fiz a letra a partir do refrão, sem muita conexão com a original, sequer comparei. Fiquei ouvindo a gravação da Kylie para me inspirar no ritmo e fazer as rimas. Na real, depois disso, nunca mais ouvi a versão”, diverte-se Tom, ao lembrar.

A gravação de Simony, produzida por Carlão, entrou no primeiro álbum solo de Simony, “Sonhando Acordada” e, lançada antecipadamente como “música de trabalho”, tocou bastante no rádio. Tom Leão lembra que no primeiro mês, ganhou “uma boa grana” pelos direitos autorais da versão. “Depois, recebi só mais uns trocados. E acabou…”

Simony tinha 13 anos e namorava Rafael Ilha. No vídeo, impagável, ela aparece sensualizando e fazendo um jantar romântico em que vinho é servido. Coisas dos anos 1980.Alguns fãs, em 2015, fizeram uma edição em vídeo com mashup da gravação original de Kylie e a versão de Simony.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest