Lazarus, o músico do Malauí que luta contra a perseguição e discriminação dos albinos no país
Inspiração

Lazarus, o músico do Malauí que luta contra a perseguição e discriminação dos albinos no país

"Canto, toco banjo e sou ativista pela causa dos albinos no Malauí", diz Lazarus em sua descrição no Instagram. Em várias das 35 fotos que publicou na rede social, ele aparece posando ao lado de artistas mundialmente famosos como Diplo e Madonna. Mas, afinal, quem é esse músico que, desde que foi descoberto, se tornou assunto de documentário e trouxe à tona a discriminação e a perseguição que as pessoas albinas sofrem em alguns países da África?

Lazarus chamou a atenção do produtor e integrante do grupo Very Best, Johan Hugo, após ele receber um vídeo do artista se apresentando com seu banjo improvisado, feito em casa, em um shopping center em Lilongwe, capital do Malauí. Mesmo sendo uma pessoa albina, do tipo que sofre todo tipo preconceito em seu país, ele resiste ao continuar a se apresentar nas ruas e a defender o seu povo.

"Pessoas com albinismo nesta parte da África são caçadas, mortas e têm partes do corpo mutiladas", contou ele ao "Okay Africa". "Algumas culturas pensam que nós somos criaturas mágicas, vendem nossas partes no mercado negro e faturam muito dinheiro com esse tipo de feitiçaria. É um problema gigantesco".

Johan ficou assustado com a história de luta de Lazarus e, ao mesmo tempo, encantado com seu talento. Para que o mundo soubesse o que ele havia descoberto, o produtor levou uma equipe de filmagens ao Malauí, onde documentaram a trajetória do músico, casado e pai de dois filhos — todos albinos. O filme, batizado de "Lazarus", estreia no celebrado Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, que acontece de 24 de abril a 5 de maio.

Graças ao vídeo enviado por um amigo a Johan, Lazarus está despontando na carreira musical. Os primeiros passos já foram dados: ele lançou seu primeiro single, "Ndife Alendo", nas plataformas digitais e, em breve, divulgará seu disco de estreia, batizado de "Stomp On The Devil" (em tradução livre, algo como "pisar no diabo").

Vamos ficar de olho nele!

Poster do documentário 'Lazarus', a ser lançado no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York/Divulgação
Poster do documentário 'Lazarus', a ser lançado no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York/Divulgação

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest