Lee ‘Scratch’ Perry: por que o gênio que lançou Bob Marley continua sendo pioneiro até hoje
Inspiração

Lee ‘Scratch’ Perry: por que o gênio que lançou Bob Marley continua sendo pioneiro até hoje

Um criador completamente único. Como um mestre Yoda e, ao mesmo tempo, como uma criança dentro do corpo de um homem, que além de ajudar a inventar o reggae e a produzir décadas da melhor música, descobriu ninguém menos que Bob Marley: esse é o jamaicano Lee “Scratch” Perry, um “adivinho do futuro, a vida e a morte”, em suas próprias palavras. Keith Richards o chamou de “O Salvador Dali da música”, e a admiração pelo trabalho de Scratch, além dos milhões de fãs pelo mundo, já foi declarada por nomes como Paul McCartney, The Clash, Beastie Boys e muito mais.

“Alguns chamam de reggae ou raggamuffin, eu chamo de ‘batida do coração’”, diz “Scratch”, ao falar sobre sua própria musica. Aos 82 anos e sempre carregando um computador ou um iPad, Lee Perry segue uma força da natureza, criativo e sempre atento. Scratch produziu as primeiras gravações de Bob Marley, e desenvolveu técnicas revolucionárias dentro do estúdio como produtor. Para muitos ele utiliza a mesa de som como um instrumento, e através dela cria sonoridades e estilos originais.

Em seus shows, Perry combina bases gravadas, efeitos criados ao vivo em computador, instrumentos e muita improvisação. Assim, cada apresentação é diferente.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest