Leonard Cohen 'quase vivo, quase em casa': divulgada primeira canção inédita e detalhes do álbum póstumo
Entretenimento

Leonard Cohen 'quase vivo, quase em casa': divulgada primeira canção inédita e detalhes do álbum póstumo

Já sabemos a data e o título do disco póstumo de inéditas de Leonard Cohen (1934-2016). Ele foi intitulado "Thanks for the Dance", e será lançado no dia 22 de novembro. Um single do novo trabalho já está disponível nas plataformas digitais. Se chama "The Goal" (ouça abaixo) e trata-se de uma canção acústica baseada num poema do artista. Veja ele aqui.

"Thanks for the Dance", como dito acima, é um álbum de inéditas, e não um compilado de lados B ou raridades. O disco foi produzido pelo filho do cantor, Adam Cohen, de 47 anos. Ele se debruçou no projeto, feito a partir de rascunhos que restaram de "You Want It Darker" (2016), sete meses após a morte do pai.

De acordo com um comunicado, Leonard havia pedido a Adam que finalizasse as faixas, pois nem todas estavam completas. Algumas delas tinham pouco mais do que a voz do cantor gravada. Em entrevista à "Rolling Stone", o filho do músico disse que tentou encaixar ao máximo as letras e os arranjos ao estilo do pai.

"Fomos atrás de suas assinaturas musicais, suas características próprias. Nossa ideia era mantê-lo conosco durante todo o processo", declarou Adam. "O que mais me emocionou com a conclusão do álbum foi a resposta das pessoas. Eles afirmaram que 'Leonard vive'."

Um trecho da letra poderia ser traduzido assim: "Não posso sair de casa/ Ou atender o telefone/ Estou caindo de novo/ Mas não estou sozinho/ Acertando, enfim/ Contas da alma/ Isso aqui é pelo lixo/ Que pagou integralmente/ E sobre o outono/ Ele começou há muito tempo/ Não dá pra parar a chuva/ Não dá pra parar a neve/ Sento na minha cadeira/ Olho para a rua/ Meu vizinho retribui/ Meu sorriso de derrota/ Me movo com as folhas/ Brilho com o cromo/ Estou quase vivo/ Estou quase em casa".

Para finalizar o álbum, o filho de Leonard chamou algumas participações especiais. Entre os convidados — alguns tocaram com o cantor canadense ao vivo há anos atrás — estão Damien Rice, Feist, Richard Reed Parry (do Arcade Fire), Bryce Dessner (do National), Beck, Patrick Watson e o produtor Daniel Lanois.

Abaixo, confira todas as canções de "Thanks for the Dance":

1. 'Happens to the Heart'

2. 'Moving On'

3. 'The Night of Santiago'

4. 'Thanks for the Dance'

5. 'It's Torn'

6. 'The Goal'

7. 'Puppets'

8. 'The Hills'

9. 'Listen to the Hummingbird'

O compositor, poeta e cantor Leonard Cohen em uma lanchonete em Nova York, nos EUA, em 1968/Getty Images
O compositor, poeta e cantor Leonard Cohen em uma lanchonete em Nova York, nos EUA, em 1968/Getty Images
Tags relacionadas:
EntretenimentoÁlbum

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest