Lou Wenjun: conheça o chinês que transforma folhas de árvores em instrumentos musicais
Criatividade

Lou Wenjun: conheça o chinês que transforma folhas de árvores em instrumentos musicais

"A folha de uma árvore é o instrumento musical mais barato do mundo", conta Lou Wenjun, considerado o melhor tocador de folhas da China. Radicado na província de Guizhou, o homem consegue reproduzir belíssimos sons apenas com este singelo instrumento, talento que o levou a viajar para diversos lugares do mundo. "Já fiz turnês pelos Estados Unidos, Canadá, Polônia, Itália, França e outros países da Europa. As folhas me levaram para fora da minha bolha", diz.

Em um vídeo publicado no canal "Great Big Story", o chinês explica um pouco sobre a tradição musical de seu povo, os Bouyei, um grupo étnico que vive no sul do país.

"No começo, as folhas eram usadas para imitar os sons dos insetos e das aves. Com o tempo, os humanos começaram a usar esse instrumento para tocar músicas em vez de reproduzir os sonidos animais", ensina ele, que começou a tocar folhas entre 6 e 7 anos. "Comecei enquanto pastava gado em minha terra natal. Desde então, sou músico de folhas e toco há mais de 30 anos", diz.

Lou Wenjun observando um livro de instruções para tocar uma folha/Reprodução/Youtube
Lou Wenjun observando um livro de instruções para tocar uma folha/Reprodução/Youtube

Mas, afinal, como é possível fazer sons usando apenas uma folha? Lou ensina sem fazer muito esforço: "Antes de soprar uma folha, você precisa escolher o tipo certo". São elas as folhas mais "lisas e regulares possíveis". "Ela precisa ter uma certa curvatura e boa elasticidade", destacq o músico. "Quando você encontra uma boa folha, ela produz sons que nenhum outro instrumento é capaz. E também pode reproduzir todas as notas musicais."

Com seu trabalho, Lou conseguiu publicar um livro de canções com folhas, chamado "Sound of Leaves", e diversos discos. Ele também é professor; ensina jovens e idosos a tocar seu instrumento preferido. A faixa etária dos alunos vai de 7 a 70 anos.

"Soprar folhas me faz lembrar da minha cidade natal", conta, emocionado. "Por isso, quero que as pessoas aprendam a tocá-las. Elas são parte do meu povo, da minha história."

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest