Maneva: sempre lembrada no Dia da Saudade, banda lança EP e animação 'Cabeça de Folha'
Música pop

Maneva: sempre lembrada no Dia da Saudade, banda lança EP e animação 'Cabeça de Folha'

O desenho na parede do estúdio chamou a atenção de Tales de Polli durante uma sessão de gravação. O vocalista do grupo paulistano de pop reggae Maneva ficou algum tempo observando o personagem fictício com folhas na cabeça que decorava a sala. “’Como é que nasceu folha na cabeça desse cara?’, eu fiquei pensando. Dali surgiu a premissa de a gente contar essa história, que é de todos nós", conta Tales. O que ele chama de “história de todos nós” é, na verdade, o enredo do projeto “Cabeça de Folha”, lançado pelo Maneva no último dia 9 de janeiro. As seis faixas que integram o EP servem como trilha sonora de um curta de animação feito em parceria com o estúdio Montanha Russa, de São Paulo.

O filme narra a história do Cabeça de Folha, personagem que se assemelha a uma pequena árvore e que vive aventuras e descobertas ao longo de sua jornada. A maior delas é quando descobre a música, simbolizada no desenho por um violão. “No momento em que o Cabeça de Folha encontra o violão ele representa o que a gente viveu. A música foi responsável por transformar a nossa vida”, explica Diego Andrade, percussionista do grupo.

O amadurecimento pessoal do Cabeça de Folha pode ser percebido em seu corpo. Tudo que transforma o personagem, também transparece em sua forma física. "Esses estados dele surgem também de maneira visual. Quando ele encontra o violão, nasce folha na cabeça. Quando ele vê a mulher que ele gosta com um cara, ele fica espinhoso. No momento de redenção, ele floresce, nascem frutos. Ele é uma representação gráfica dos sentimentos da vida", explica Tales.

Maneva: Fábio, Fernando Gato, Tales, Felipe e Diego / Foto: Divulgação
Maneva: Fábio, Fernando Gato, Tales, Felipe e Diego / Foto: Divulgação

O curta é um dos projetos de comemoração dos 15 anos do Maneva, comemorados em 2020. Na avaliação de Diego, os percalços da trajetória foram muitos — assim como os do Cabeça de Folha — mas, no fim, deu certo. “Foram tantos momentos complicados, até pela ansiedade O começo é difícil, o meio é difícil, é sempre difícil. O futuro também. Não deixa de ser uma representação da nossa vida e do que a música fez pela gente”, conclui.

O projeto começou a ser rascunhado em 2017. Nos três anos de concepção, o “Cabeça de Folha”, passou por mudanças e adaptações mil até chegar em sua forma final. Para Tales, o personagem do desenho ensinou muito a cada um dos integrantes da banda. “É gostoso você trabalhar com o tempo. Tudo que leva tempo, você consegue prestar atenção nos detalhes do que qualquer coisa feita a toque de caixa. A gente arredondou a história na medida em que ela foi se transformando.”

O EP traz uma a participação de Vitor Kley na faixa “Nós do Bonfim”. “O Vitor é muito gente fina e vem mudando a música brasileira mesmo. Ele faz músicas que não são passageiras, dá para ver isso”, diz Tales. “A gente pegou as nossas próprias experiências e colocamos em uma batedeira. Por isso que eu falo que são histórias de todos nós. Tem gente na banda que foi traído, tem gente que ficou muito tempo na estrada e, quando voltou, a pessoa que ele estava não queria mais (seguir no relacionamento). São histórias que todos vivemos”, diz.

O resultado de “O Cabeça de Folha” agradou tanto, que a banda espera seguir com o personagem, mas ainda não este ano. Para 2020, os planos são gravar um DVD itinerante para celebrar o ano especial. Quem sabe deixar a segunda parte das aventuras para os 20 anos do grupo? “Aí já é muito longe”, responde Tales, aos risos. “Até lá já vamos querer ter lançado umas três temporadas.”

Neste 30 de janeiro, Dia da Saudade, foi impossível não lembrar do Maneva, que emplacou seu grande hit "Saudades Do Tempo" no top ten de faixas com "saudade" no título divulgada pelo Spotify. Na lista, a canção lançada em 2009 e regravada em versão ao vivo em 2017 é uma ilha de boas vibrações em meio a muita sofrência, quase sempre sertaneja.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest