Máquina do Tempo: 16 de outubro foi marcante para Jimi Hendrix, RHCP e Creedence
Especial

Máquina do Tempo: 16 de outubro foi marcante para Jimi Hendrix, RHCP e Creedence

50 anos de ‘Electric Ladyland’

O grupo Jimi Hendrix Experience lança o clássico disco duplo “Electric Ladyland”, terceiro e último do trio liderado pelo lendário guitarrista. É o disco de Hendrix mais bem sucedido comercialmente — o único a chegar ao topo das paradas nos EUA e a levar um single ao mesmo lugar, a versão de “All Along the Watchtower”, de Bob Dylan. Hendrix queria que a capa fosse a foto de um grupo de crianças ao redor da estátua de “Alice no País das Maravilhas” no Central Park nova-iorquino feita por Linda Eastman (que namorou Hendrix antes de se tornar Linda McCartney), mas a gravadora optou por um close em uma foto do guitarrista ao vivo. Outra capa trazia dezenove mulheres nuas, mas o próprio Hendrix a considerava de mau gosto. Foi o disco mais complicado do guitarrista, que insistia em trazer novos músicos, como B.B. King, Al Kooper, Elvin Bishop, Jack Casady (do Jefferson Airplane) e Steve Winwood (do Traffic) e refazer as gravações por diversas vezes.

E mais...

16/10/2003: Parece que foi ontem

Apple lança uma versão para Windows de seu software iTunes.

16/10/1992: Polêmica ao vivo

Sinéad O'Connor é vaiada num concerto em homenagem a Bob Dylan, em Nova York.

16/10/1991: Megazord de RHCP, Smashing Pumpkins e Pearl Jam

Vivendo o auge de sua carreira até então, o grupo californiano Red Hot Chili Peppers dá início à turnê de seu disco clássico “BloodSugarSexMagik”. O grupo havia feito shows de aquecimento meses antes do lançamento do disco, mas começou a turnê do novo álbum pra valer na cidade de Madison, no teatro Oscar Mayer. As bandas de abertura eram duas novatas: os Smashing Pumpkins, que estavam começando a trabalhar seu disco daquele ano, “Gish”, e uma desconhecida e recém-formada banda de Seattle chamada Pearl Jam. Outro grupo da mesma cidade que participou como banda de abertura desta turnê foi o Nirvana.

16/10/1986: Hail! Hail! Rock’n’roll!

Chuck Berry celebra seu aniversário de 60 anos (três dias antes de seu aniversário de fato) num show em St. Louis com a presença de Keith Richards, Bruce Springsteen, Eric Clapton, Etta James, Robert Cray e Linda Ronstadt. O show faz parte do documentário “Hail! Hail! Rock’n’roll”, lançado em 1987.

16/10/1976: ‘Love’s in need of love today’

O disco “Songs In The Key Of Life”, obra-prima de Stevie Wonder, chega ao topo das paradas nos Estados Unidos.


16/10/1972: ‘Have you ever seen the rain?’

Depois de milhões de discos vendidos no mundo todo e de ser considerada a melhor banda do mundo pelo jornal inglês "Melody Maker", o grupo norte-americano Creedence Clearwater Revival anuncia seu fim em um comunicado conjunto através de sua gravadora Fantasy Records. A separação veio após uma série de brigas internas pelo controle do grupo entre seu criador, John Fogerty, e os outros integrantes, e do disco “Mardi Gras”, lançado naquele ano e considerado o pior da carreira do grupo. A banda nunca mais se reuniria: Fogerty seguiria em carreira solo, enquanto o baixista Stu Cook e o baterista Doug Clifford seguiriam com a infame Creedence Clearwater Revisited.

16/10/1969: Despedida

Morre o fundador da clássica gravadora de blues Chess, Leonard Chess

Parabéns para John Mayer…

O cantor e compositor John Mayer, um dos principais nomes do pop contemporâneo adulto, completa 41 anos nesta terça-feira, 16 de outubro. Depois de se envolver em polêmicas causadas por comentários desagradáveis, ele tem falado bastante sobre “quebrar o pacto masculino”: “Você não tem o superpoder de possuir toda mulher que você vê”, disse à plateia de um show em Baltimore, nos EUA.

… Parabéns também para:

Nasceram neste dia o baixista dos Red Hot Chili Peppers, Flea (nascido em 1962), Bob Mould (o líder do Hüsker Dü e herói indie, nascido em 1960), Leila Pinheiro (a filha temporã da bossa nova, também nascida em 1960), Bob Weir (um dos fundadores do Grateful Dead, nascido em 1947), Nico (diva nos anos 1970, cantou com o Velvet Underground, foi musa de Bob Dylan e filmou com Fellini, nasceu em 1938 e morreu no dia 18 de julho de 1988) e Agnaldo Timóteo (cantor e deputado federal, nascido em 1936).

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest