Máquina do Tempo: a história da música em 15 de outubro
Entretenimento

Máquina do Tempo: a história da música em 15 de outubro

Programe seu DeLorean para o passado! A partir de desta segunda-feira, vamos viajar diariamente para várias épocas diferentes da música pop lembrando discos, shows, astros e acontecimentos que ocorreram no passado, exatamente neste mesmo dia do ano. Vamos viajar na Máquina do Tempo — todo dia, aqui no Reverb.

Parabéns

O pai do afro beat, Fela Anikulapo Kuti — mais conhecido como Fela Kuti - completaria 80 anos em 15 de outubro de 2018 se estivesse vivo. O músico e band leader nigeriano foi um dos principais nomes da música africana do século XX e forjou a mistura de melodias e ritmos de seu continente com instrumentos elétricos e referências de funk, rock e jazz. Conhecido também como ativista pelos direitos humanos, Fela Kuti morreu no dia 2 de agosto de 1997.

Também nasceram em 15 de outubro o diretor Chris Cunningham (que dirigiu clipes de Aphex Twin, Björk e Madonna, nascido em 1970), o músico Guga Stroeter (das bandas Nouvelle Couisine e Heartbreakers, nascido em 1960) , o cantor dos anos 1980 Byafra (“voar voar, subir subir…”, nascido em 1957) e o músico Richard Carpenter (que fazia dupla com a irmã Karen do grupo Carpenters, nascido em 1946).

15/10/2006: Último show no CBGB’s

Neste dia em 2006, o mítico bar nova-iorquino que viu a história do punk acontecer fechou as portas definitivamente. O CBGB’s era um bar de motoqueiros que abriu as portas para os primeiros punks dos anos 1970 quando estes não encontravam mais lugar para se apresentar ao vivo. Assim assistiu aos primeiros shows de grupos como Television, Ramones, Bad Brains, Talking Heads, Blondie e Patti Smith — esta última foi a principal estrela desta derradeira noite. Ela foi acompanhada de Flea, dos Red Hot Chili Peppers, e por Richard Lloyd, do Television, além de citar “Blitzkrieg Bop” dos Ramones ao cantar sua versão para “Gloria”. A última canção tocada foi “Elegie”, em que ela mencionava todos os artistas revelados naquela casa que já haviam morrido. Veja o vídeo abaixo:

15/10/1995: Macca nos 'Simpsons'

O ex-beatle Paul McCartney fazia uma das primeiras participações especiais de grande peso nos "Simpsons", quando, no episódio "Lisa, a Vegetariana", Paul e sua mulher Linda McCartney aparecem no jardim do indiano Apu para apoiar a irmã de Bart que está pensando em parar de comer carne.

15/10/1980: Dou-lhe uma...

O lendário estúdio Abbey Road leiloa equipamentos pela primeira vez, muitos usados nas gravações dos Beatles.

15/10/1966: 'Then I saw her face...'

Os Monkees começam a gravar "I'm A Believer”, um de seus maiores hits, composto por Neil Diamond (que já havia lançado a música anteriormente). A gravação teve a participação de músicos como Al Gorgoni (guitarrista que já havia tocado em “The Sounds of Silence” e depois tocaria em “Brown Eyed Girl”), além do próprio Diamond, uma vez que os Monkees não tocavam em seus discos. A música foi gravada por Lulu Santos em 1990 mais tarde com o título de “Não Acredito”.

15/10/1956: 'Sure like to ball'

Little Richard grava "Good Golly Miss Molly".

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest