Máquina do Tempo: em 18 de outubro de 1988, o Sonic Youth tumultuava a adolescência
Especial

Máquina do Tempo: em 18 de outubro de 1988, o Sonic Youth tumultuava a adolescência

Há 30 anos, como um tumulto adolescente

É lançado o clássico “Daydream Nation”, disco mais emblemático da carreira do Sonic Youth, uma das bandas mais importantes do rock no final do século passado. Um dos fundadores da cena independente norte-americana nos anos 1980, o Sonic Youth foi lançando discos experimentais inclusive no formato, optando por EPs e trilhas sonoras como parte de sua discografia.

“Daydream Nation” sela a sonoridade que o grupo vinha trabalhando a partir dos álbuns “EVOL” e “Sister”, mas ao partir para o formato duplo e ao finalmente encontrar um baterista fixo, o grupo formado por Thurston Moore, Kim Gordon, Lee Ranaldo e Steve Shelley estabelece o padrão de sua sonoridade e se consolida como um dos principais nomes de sua geração, ao lado de artistas como R.E.M., Pixies e Hüsker Dü. O disco abre com o hit “Teen Age Riot”, single que lança as bases para o rock alternativo da década seguinte, capitaneado pelo Nirvana.

E mais…

18/10/2011: A segunda vinda

Depois de 15 anos de sua separação, o grupo inglês Stone Roses anuncia a volta aos palcos, no ano seguinte.

18/10/2000: “Cry Me a River”

Morre a cantora Julie London.

18/10/1969: Rod Stewart entra no Small Faces

Depois de ser revelado por Jeff Beck em seu Jeff Beck Group, o vocalista londrino Rod Stewart já havia sido oferecido para lançar-se em carreira solo pela gravadora Mercury, mas o contrato não deu certo. Mas quando o futuro guitarrista dos Rolling Stones Ron Wood foi chamado para substituir o guitarrista Steve Marriott na banda Small Faces, lembrou de Stewart para fazer os vocais, que foi apresentado neste dia em 1969. Logo depois, o grupo decidiu mudar de nome e passou a ser chamado apenas de Faces.

18/10/1966: Hendrix em Paris

O grupo Jimi Hendrix Experience faz seu primeiro show, abrindo para o popstar francês Johnny Hallyday no teatro Theatre, em Paris.

18/10/1957: A primeira vez de John e Paul

Depois de se conhecerem em julho de 1957, John Lennon convidou Paul McCartney para fazer parte de sua banda, os Quarrymen, ainda no meio do ano, mas Paul só poderia entrar no grupo depois do acampamento de escoteiros. Começou a ensaiar com a banda logo após a saída de dois de seus integrantes originais, e eles realizaram o primeiro show com o novo músico num evento do Conservative Club realizado no New Clubmoor Hall, em Liverpool, no 18 de outubro daquele ano. Foi a primeira vez que John Lennon e Paul McCartney dividiram o mesmo palco — mas Paul errou o solo que conquistou John meses antes, de uma música chamada “Raunchy”. Foi dali que nasceram os Beatles.

18/10/1922: A BBC entra no ar

Depois do sucesso que foi a primeira transmissão de rádio no Reino Unido, em 1920, a novidade espalhou-se pelo país no mesmo ano, mas o General Post Office, que cuidava das comunicações inglesas, preferiu não abrir suas frequências por motivos de segurança. A pressão pública foi tamanha — além de um abaixo-assinado que reunia mais de 60 novas associações radiofônicas e mais de uma centenas de pedidos de regulamentação de rádios —, que o governo inglês acabou por ceder e lançar sua própria empresa de transmissão de conteúdo em ondas radiofônicas. E naquele 18 de outubro de 1922, a BBC ia ao ar pela primeira vez.

Parabéns!

O rock não tem pai definido, mas um de seus principais progenitores é o sagaz guitarrista Chuck Berry, que morreu no dia 18 de março do ano passado, e completaria 92 anos hoje se estivesse vivo. Um dos principais nomes da primeira geração do gênero, Berry gravou clássicos indiscutíveis do gênero (como “Roll Over Beethoven”, “Sweet Little Sixteen” e “Johnny B. Goode”) e os riffs que fazia na guitarra são uma das principais assinaturas musicais do rock até hoje.Também completam anos hoje a baixista e cantora Esperanza Spalding (nascida em 1984), o crooner Ne-Yo (nascido em 1979), o trumpetista Wynton Marsalis (nascido em 1961) e o pianista brasileiro Nelson Freire (nascido em 1944)

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest