Máquina do Tempo: em 21 de outubro de 1976, Keith Moon dava adeus aos palcos
Especial

Máquina do Tempo: em 21 de outubro de 1976, Keith Moon dava adeus aos palcos

O adeus de Keith Moon aos palcos

Em 21 de outubro de 1976, Keith Moon faz seu último show como baterista do grupo inglês The Who no ginásio Maple Leaf Gardens, em Toronto, no Canadá. Era a última data da turnê que o grupo havia começado naquele ano, que era uma espécie de volta ao básico depois de duas turnês gigantescas (“Tommy” e “Quadrophenia”). Moon morreria de overdose de Heminevrin, um sedativo usado para tratar alcóolatras no dia 7 de setembro de 1978. Ele tocou outras vezes com o grupo em gravações do filme “The Kids Are Alright”, mas esta apresentação no dia 21 de outubro foi sua derradeira performance ao vivo.

E mais...

21/10/2016: O epitáfio de Leonard Cohen

É lançado “You Want It Darker”, último álbum do cantor e compositor canadense Leonard Cohen. Ele gravou o disco com a ajuda do filho Adam, pois sabia que estava vivendo seus últimos dias. Morreu no início do mês seguinte, logo após o lançamento do disco.

21/10/2003: ‘Do you miss me?’

O cantor e compositor norte-americano Elliott Smith morre com duas facadas no coração, com apenas 34 anos. Um dos principais nomes do indie rock do final dos anos 1990, Smith sofria de depressão e tinha problemas com drogas e álcool, embora o laudo de sua morte não constasse a presença de nenhuma substância. Até hoje não se sabe quem foi o autor das facadas o próprio Smith não é descartado.

21/10/1995: ‘All I can say is that my life is pretty plain…’

O vocalista da banda neopsicodélica Blind Melon, Shannon Hoon, é encontrado morto no ônibus da banda. Ele sofreu um ataque cardíaco causado por overdose de cocaína.

21/10/1972: ‘Oh Supefly…’

O disco “Superfly”, de Curtis Mayfield, chega ao topo das paradas nos EUA. Lançado em julho daquele ano, “Superfly” é a trilha sonora do filme de mesmo nome, um marco do gênero blaxploitation, em que cineastas, atores e autores negros começam a contar histórias relacionadas às suas experiências de vida. A trilha sonora de “Superfly” é uma das grandes obras do gênero e consolida a carreira de Curtis, que já vinha sendo firmado como um dos grandes da soul music com o grupo Impressions, um dos principais nomes do funk que começava a ganhar terreno no início dos anos 1970.

21/10/1971: Jagger à francesa

Nasce, em Paris, Jade, primeira e única filha de Mick Jagger com a modelo nicaraguense Bianca Jagger. Jade viria a ter sete outros irmãos, incluindo o brasileiro Lucas Jagger, filho da modelo e apresentadora Luciana Gimenez.

21/10/1965: O baixo do rei

Morre prematuramente Bill Black, baixista que gravou as sessões clássicas de Elvis Presley na Sun Records (ao lado do guitarrista Scotty Moore e do baterista D.J. Fontana).

21/10/1908: O primeiro lado b

No início de setembro de 1908, a gravadora norte-americana Columbia pegou todo o novíssimo mercado fonográfico de surpresa ao anunciar que iria lançar “o primeiro disco com dois lados” — e, pior, pelo mesmo preço dos discos à venda, com apenas um lado. No dia 21 de outubro daquele ano, começaram a ser vendidos os primeiros discos de vinil como os conhecemos hoje — com lado A e lado B.

Cartaz anunciando o primeiro disco de vinil que tocava dos dois lados / Reprodução
Cartaz anunciando o primeiro disco de vinil que tocava dos dois lados / Reprodução

Parabéns!

Os aniversariantes deste 21 de outubro e são Steve Cropper (guitarrista do Booker T & the MGs, nascido em 1941) e o trompetista Dizzy Gillespie, um dos maiores nomes da história do jazz, que estaria completando 101 anos hoje senão tivesse morrido no dia 6 de janeiro de 1933.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest