Máquina do tempo: Em 24 de outubro de 1962, James Brown lançava um clássico ao vivo
Especial

Máquina do tempo: Em 24 de outubro de 1962, James Brown lançava um clássico ao vivo

PAI DO FUNK

Enquanto os Estados Unidos atravessavam a tensa crise dos mísseis — quando a União Soviética poderia disparar ogivas nucleares sobre o país —, James Brown grava, em pouco mais de uma hora, um dos discos ao vivo mais emblemáticos da história. “Live at the Apollo” não só consolida o pai do funk como um dos grandes nomes da música negra norte-americana, como leva o nome da mítica casa de shows no Harlem para o grande público.

O disco foi bancado pelo próprio James, que brigou com sua gravadora, King Records, para lançar um álbum ao vivo sem músicas inéditas, fato raro à época. Deu certo: o disco ficou entre os discos mais vendidos da parada da “Billboard” por 66 semanas.

E mais…

24/10/2017: “Blueberry Hill”

Morre o pianista e cantor norte-americano Fats Domino, um dos pioneiros da história do rock, de causas naturais. Tinha 89 anos.

24/10/2016: Adeus Vee

Morre o cantor norte-americano Bobby Vee, em decorrência do Mal de Alzheimer.

24/10/2006: Kurt > Elvis

A revista “Forbes” revela que Kurt Cobain é o artista morto que mais ganha dinheiro, ultrapassando Elvis Presley. A obra póstuma do líder do Nirvana já havia faturado US$ 50 milhões, ultrapassando em US$ 8 milhões o valor arrecadado por Elvis.

24/10/2005: A volta do Cream

O grupo Cream, liderado por Eric Clapton, toca o primeiro de três shows de sua volta no Madison Square Garden, em Nova York, depois de quatro shows lotados no Royal Albert Hall em Londres.

24/10/2004: ‘I Want To Break Free’

O grupo Queen é o primeiro artista a receber o selo de aprovação do governo do Irã, que restringia o acesso à música ocidental. Filho de iranianos, o vocalista Freddie Mercury era homossexual, orientação sexual considerada criminosa no país fundamentalista.

24/10/1987: ‘Who’s bad?’

Michael Jackson chega ao topo das paradas de singles mais vendidos dos EUA com a faixa-título de seu novo álbum, "Bad". O single ficou duas semanas entre os mais vendidos e contava com um clipe dirigido por Martin Scorsese, que seria lançado no final do ano.

24/10/1975: Bob Dylan contra o racismo

Bob Dylan grava a canção "Hurricane", inspirada na prisão do boxeador Rubin "Hurricane" Carter, que teria sido motivada por racismo. A canção seria lançada no mês seguinte como single e faria parte do disco seguinte de Dylan, "Desire", lançado em 1976.

24/10/1970: A segunda vinda do Pink Floyd

O grupo britânico Pink Floyd chega ao topo da parada dos discos mais vendidos no Reino Unido com um álbum que não tinha nem seu nome nem a foto da banda na capa. “Atom Heart Mother” trazia apenas uma foto de uma vaca no pasto e consolida a recriação da banda que perdeu seu rumo quando seu criador, Syd Barrett, teve de ser afastado pelo uso excessivo de drogas.

24/10/1937: Sob um cavalo

O compositor norte-americano Cole Porter sofre um acidente com seu cavalo em Nova York, quando o animal cai sobre ele e esmaga suas pernas, causando problemas que lhe afligirão até sua morte.

Parabéns!

Hoje é aniversário de Bill Wyman, baixista dos Rolling Stones (nascido em 1936), Debbie Googe, baixista do grupo My Bloody Valentine (nascida em 1962), a cantora de R&B Monica (nascida em 1980) e do rapper Drake (nascido em 1986).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest