Máquina do Tempo: em 27 de outubro de 1782, nascia Paganini, que teria vendido a alma ao diabo
Especial

Máquina do Tempo: em 27 de outubro de 1782, nascia Paganini, que teria vendido a alma ao diabo

ALMA VENDIDA?

Nasce, em 1782, o violinista italiano Niccolò Paganini (nascido em Gênova na época em que a cidade era um estado independente, conhecido como República de Gênova). Um dos maiores intérpretes da história da música erudita, Paganini era conhecido mundialmente por seu virtuosismo, que muitos associavam a uma lenda urbana que dizia que ele havia vendido sua alma para o diabo para tocar tão bem.

É o primeiro músico na história que enfrenta tais acusações, que séculos depois atingiriam nomes tão diferentes quanto o pai do blues Robert Johnson, o guitarrista do Led Zeppelin Jimmy Page e até a apresentadora Xuxa. Paganini morreu maio de 1840 e não pode ser enterrado em um cemitério religioso justamente por conta destes boatos a respeito de sua personalidade.

E mais…

27/10/1964: ‘I got you babe’

Salvatore Philip Bono, de 31 anos, casa-se com Cherilyn Sarkisian La Piere, de 18 anos. O casal começou a fazer shows juntos usando o nome de Caesar and Cleo mas logo optaram por versões curtas de seus nomes e se tornaram Sonny & Cher. O casamento durou 12 anos.

27/10/1975: Duas vezes Bruce

Após o lançamento do single e do disco "Born to Run", Bruce Springsteen estampa a capa das duas maiores revistas semanais nos EUA, a “Time” e a “Newsweek”.

A 'nova' sensação do rock: Bruce Springsteen
A 'nova' sensação do rock: Bruce Springsteen

27/10/1980: Por uma cereja

O ex-integrante do grupo T-Rex Steve Took morre engasgado com uma semente de cereja depois de comer cogumelos que deixaram sua garganta sem sensibilidade.

27/10/1980: Doido armado

Mark Chapman compra uma arma de calibre 38 por US$ 169. A mesma que usaria para matar John Lennon pouco depois de um mês.

27/10/1982: ‘Party like it’s…’

O multi-instrumentista Prince lança seu quinto álbum, "1999", que vende mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo, puxado pela faixa-título e pelo single "Little Red Corvette".

27/10/2006: Amy brilha

Amy Winehouse lança seu segundo e último disco, o aclamado "Back to Black", que trazia os singles que consolidaram sua carreira: "Rehab", "You Know I'm No Good", "Back to Black", "Tears Dry on Their Own" e "Love Is a Losing Game". O disco ganhou o Grammy de melhor disco pop naquele ano e venderia mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

27/10/2013: ‘A perfect day’

O líder e fundador do Velvet Underground Lou Reed morre após passar por um transplante de fígado em abril daquele ano. Tinha 71 anos.

27/10/2014: O melhor cover

A versão que os Pet Shop Boys fizeram para "Always On My Mind" é considerada a melhor cover da história em uma pesquisa feita pela BBC. Em segundo lugar, a versão que Johnny Cash fez para "Hurt" dos Nine Inch Nails, seguida pela versão dos Stranglers para "Walk on By" de Dionne Warwick, a versão de Jimi Hendrix para "All Along The Watchtower" de Bob Dylan e a que Jeff Buckley fez para "Hallelujah" de Leonard Cohen.

PARABÉNS!

Além de Paganini, outros aniversariantes do dia incluem o guitarrista dos Thompson Twins Peter Dodd (nascido em 1953), o vocalista Simon Le Bon do Duran Duran (nascido em 1958), o vocalista dos Stone Temple Pilots Scott Weilland (nascido em 1967 e falecido em 2015) e a filha de Ozzy Osbourne, Kelly (nascida em 1984), cantora que mais tarde estrelaria um reality show com o pai.

Tags relacionadas:
EspecialMáquina do Tempo

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest