Máquina do Tempo: há 28 anos, entrava no ar a MTV Brasil
Especial

Máquina do Tempo: há 28 anos, entrava no ar a MTV Brasil

A inauguração da MTV Brasil, a primeira aparição do grupo A-ha na televisão, a estreia de Amy Winehouse e o acidente aéreo que abalou o rock dos anos 1970: o dia 20 de outubro foi assim em outros anos.

‘Olha que coisa mais linda…’

Ao meio-dia de um sábado, 20 de outubro de 1990, as listras coloridas do teste de transmissão da antiga TV Abril, no ar desde o ano anterior, mas sem exibir nenhuma programação, foram tiradas da tela para a estreia do clipe “Garota de Ipanema”, da cantora Marina Lima. Era a primeira transmissão da MTV Brasil, exibida na frequência UHF pelo canal 32 em São Paulo e pela frequência VHF no canal 9 do Rio de Janeiro (a antiga TV Corcovado). A sede da nova emissora era o prédio de 14 andares onde havia funcionado a TV Tupi, no bairro do Sumaré, em São Paulo (o primeiro edifício a ser tombado na história da cidade).

Durante anos, a MTV Brasil funcionou como um farol para uma cultura pop brasileira que não encontrava eco nos programas da TV aberta (numa época anterior à TV por assinatura), e que repercutia nos cadernos de cultura e nas revistas daquele período. Ao passar aqueles temas e artistas para a programação de seu canal, a MTV Brasil lançou um time de apresentadores, nomes hoje importantes no cenário nacional, como Zeca Camargo, Astrid Fontenelle, Cazé Peçanha, Sarah Oliveira, Fernanda Lima, Soninha Francine, Didi Wagner, Marcos Mion, Marcelo Adnet, Marina Person e o grupo de humor Hermes e Renato, entre outros. Além disso, consolidou o trabalho de nomes que já vinham se estabelecendo no underground, como Fabio Massari, Kid Vinil, João Gordo, Luana Piovanni, Luiz Thunderbird, Paulo Bonfá, Daniela Cicarelli e muitos outros. Era uma pequena Hollywood brasileira, que encerrou suas atividades no dia 30 de setembro de 2013, quando a marca saiu do controle do Grupo Abril e passa a ser utilizada pela Viacom, perdendo toda a influência que teve durante quase um quarto de século.

E mais...

20/10/2003: Debut

A diva inglesa Amy Winehouse inaugurava sua carreira fonográfica com seu disco de estreia, “Frank”, iniciando sua discografia com um best-seller que chegaria a vender mais de um milhão de discos.

20/10/2001: Nunca esquecer

Paul McCartney é o principal nome do show The Concert For New York, organizado em homenagem às vítimas do 11 de setembro no Madison Square Garden, em Nova York. O show também contou com a presença de nomes como Elton John, Billy Joel, David Bowie, Who e Eric Clapton.

20/10/1984: ‘Take on me…’

O grupo norueguês A-ha faz sua primeira aparição na TV tocando seu primeiro single, “Take on Me”. Foi no programa Lørdagssirkuset, transmitido pela emissora de seu país NRK. É o início da escalada global de sucesso do trio.

20/10/1977: Tragédia no ar

Após apresentar-se no Greenville Memorial Auditorium, na Carolina do Sul, o grupo norte-americano Lynyrd Skynyrd embarcou num jatinho Convair CV-240 para a cidade de Baton Rouge, no estado de Louisiana, onde se apresentariam no dia seguinte. O avião ficou sem combustível em pleno voo e tentou um pouso de emergência, mas não conseguiu e caiu em uma floresta do Mississippi. Os músicos Ronnie Van Zant e Steve Gaines, além da cantora Cassie Gaines (irmã mais velha de Steve), o produtor de turnê Dean Kilpatrick, o piloto Walter McCreary e o copiloto William Gray morreram na hora. Outros integrantes da banda e da equipe do voo ficaram seriamente feridos. O acidente causou enorme comoção nos EUA, principalmente porque a banda vivia sua melhor fase comercial. O disco "Street Survivors" havia acabado de ser lançado e ficou entre os mais vendidos logo após o acidente, mas a capa original, que trazia o grupo entre chamas, foi modificada a pedido da viúva de Steve Gaines, Teresa.

Capa original do disco 'Street Survivors', do Lynyrd Skynyrd,
Capa original do disco 'Street Survivors', do Lynyrd Skynyrd,
Após a tragédia, o Lynyrd Skynyrd mudou a arte da capa para uma foto simples com fundo preto
Após a tragédia, o Lynyrd Skynyrd mudou a arte da capa para uma foto simples com fundo preto

20/10/1973: ‘When will those dark clouds all disappear….?’

A balada “Angie”, dos Rolling Stones, chega ao topo das paradas nos Estados Unidos.

Parabéns!

Nascido no dia 20 de outubro de 1971, o rapper Snoop Dogg é um dos principais nomes da história do hip-hop. Começou como arma secreta do produtor Dr. Dre logo que este saiu do N.W.A., mas aos poucos ascendeu para além do gangsta rap. Colaborou com os maiores nomes da música negra norte-americana da virada do século: Kanye West, Pharrell, Drake, Jay-Z, Nicki Minaj, Tupac Shakur, Kid Cudi, Stevie Wonder, Method Man, Coolio, entre outros. Completa 47 neste sábado.

Outros aniversariantes do dia incluem o falecido guitarrista e compositor Tom Petty, que completaria 68 anos se não tivesse morrido no dia 2 de outubro do ano passado, e o produtor Tom Dowd, que morreu em 2002 e completaria 93 anos este ano. Dowd trabalhou com grandes nomes da música do século passado, produzindo artistas tão diferentes quanto Bee Gees, Charles Mingus, Herbie Mann, Booker T. & the M.G.'s, Otis Redding, Aretha Franklin, Eric Clapton, Sonny & Cher, Rod Stewart, Dusty Springfield, Diana Ross, Eagles, Four Seasons, New Model Army, Cream, Chicago, the Allman Brothers Band, Meat Loaf, Willie Nelson e Primal Scream.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest