Máquina do Tempo: quando a dança de Elvis virou um clássico do rock
Especial

Máquina do Tempo: quando a dança de Elvis virou um clássico do rock

Elvis Presley cria um dos primeiros clássicos do Rock

O filme “Prisioneiro do Rock” (“Jailhouse Rock”), estrelado por Elvis Presley, é exibido pela primeira vez, na cidade de Memphis, nos Estados Unidos, onde o cantor passou a maior parte de sua vida. É o terceiro filme estrelado pelo rei do rock e o primeiro produzido pela MGM, famosa por seus musicais à época.

A cena mais clássica, em que Elvis canta a faixa-título, foi coreografada como sendo um musical à moda antiga, mas o astro achou a dança ultrapassada e sugeriu uma nova forma de dançar ao lado dos figurantes de cena, criando assim uma de suas cenas mais icônicas - um dos primeiros clássicos do rock. Depois da pré-estreia, o filme estreou nos cinemas dos Estados Unidos no dia 8 de novembro daquele ano.

E mais...

17/10/2000: George Michael arremata piano de Lennon

George Michael paga £ 1,67 milhão pelo piano em que John Lennon escreveu “Imagine” num leilão organizado por Mick Fleetwood. A princípio, o ícone pop inglês comprou o instrumento — um Steinway branco de cauda — para que o piano não saísse da Inglaterra - havia rumores que fãs japoneses milionários talvez o levassem para o outro lado do mundo, para ficar em alguma coleção particular. Anos depois, George Michael revelou que havia comprado o piano e o doou para o Beatles Museum, em Liverpool, onde encontra-se em exibição até hoje. “Valeu cada centavo”, disse o cantor, que não queria que o instrumento deixasse o país de origem e que o público o pudesse vê-lo.

17/10/1967: Estreia de ‘Hair’ em NY

A peça musical “Hair”, a primeira da era hippie, é apresentada pela primeira vez no New York Shakespeare Festival, no circuito off-Broadway, ainda sem as cenas de nudez e a música “Let the Sun Shine”. Era o início de uma escalada que a levaria à Broadway e depois para o cinema, consolidando o imaginário da Era de Aquário no final dos anos 1960.

https://www.youtube.com/watch?v=0mH23CAV7jE

17/10/1964: Stones in USA

Os Rolling Stones lançam seu segundo disco nos EUA, “12X5”.

Parabéns

Hoje a festa é para Chiquinha Gonzaga, mestra inaugural da nossa música, primeiro nome próprio brasileiro a ser reconhecido como ícone da música popular. Pianista de choro, ela também é autora da carnavalesca “Ó Abre Alas”, considerada a primeira marchinha de nossa história. Chiquinha nasceu Francisca Edwiges Neves Gonzaga no Rio de Janeiro, em 1847, e morreu na mesma cidade no dia 28 de fevereiro de 1935).

Também comemoram aniversário hoje Wycleaf Jean (MC e produtor dos Fugees, nascido em 1969, no Haiti), Ziggy Marley (o filho mais conhecido de Bob Marley, nascido em 1968, na Jamaica) e Luiz Bonfá (um dos papas do violão brasileiro, autor de clássicos como “Manhã de Carnaval” e “Samba do Orfeu, nascido em 1922 e falecido no dia 12 de janeiro do ano 2000, na mesma cidade em que nasceu, Rio de Janeiro).

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest