'Marchinha do Não é Não': estudante da Paraíba faz paródia de frevo para alertar sobre assédio sexual
Criatividade

'Marchinha do Não é Não': estudante da Paraíba faz paródia de frevo para alertar sobre assédio sexual

0

Publicidade

A estudante de jornalismo Laianna Janu, de João Pessoa, na Paraíba, se reuniu com um time de amigas para gravar uma paródia de "Vassourinhas", clássico carnavalesco dos compositores Matias da Rocha e Joana Batista Ramos. O frevo foi registrado em um vídeo de 30 segundos em que elas cantam sobre assédio sexual no carnaval e sua recente tipificação como crime.

LEIA MAIS: Carnaval e crítica social: das marchinhas aos sambas enredo, composições para cantar, dançar e refletir

VEJA TAMBÉM: Carnaval carioca terá mulher como mestre de bateria pela primeira vez na história

Ao site "Portal Correio", Laianna explicou que o vídeo foi feito sem qualquer verba. Toda a produção aconteceu de maneira colaborativa entre ela e suas amigas. "Contei com uma equipe grande, composta basicamente por mulheres, dando o tom de que mais do que nunca esse carnaval é nosso", afirmou ela. "Nossa ideia foi passar uma mensagem direta, de foliã para folião". 

Laianna participou de praticamente todas as etapas, desde a direção até a edição, contando com ajuda de Cecília Barreto (roteiro), Cléo (música), Elizabeth Souza (produção), Ana Tavares, Cely Farias, Emerson Leal, Giovanna Magliano, Ludmila Patriota, Mylla Maggi, Naylane Cavalcante, Rayssa Medeiros e Tarciana Gomes (figuração) e Lisy Silva (capa). O único homem envolvido no projeto foi Guilherme Schmit, responsável pela captação.

Para quem não sabe — e é essencial saber! — este é o primeiro ano em que a importunação sexual pode ser resolvida dentro de uma delegacia. Ou seja, quem decidir ultrapassar a regra do "não é não", pode ser denunciado e pegar uma pena de 1 a 5 anos de detenção. A importunação sexual é prevista na Lei 13.718/18, do Código Penal brasileiro, e significa ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento. 

Ouça a 'Marchinha do Não é Não':

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais