'Mario Bros': a evolução da música tema mais famosa dos games
Tecnologia

'Mario Bros': a evolução da música tema mais famosa dos games

Blusa e chapéu vermelhos, luvas brancas, macacão azul. A fantasia é reconhecida até por quem não gosta de videogame. É ele, Mario, o encanador mais famoso do mundo, criado para a Nintendo e transformado em fenômeno nerd. Tão famoso quanto seu estilo, é sua música tema. Criada em 1985 por Koji Kondo, ela ganhou variações de acordo com os lançamentos da empresa japonesa, mas não perdeu sua essência, reconhecida por qualquer jogador iniciante.

A criação da canção de Mario pode ser considerada uma espécie de milagre. Quando Koji Kondo a compôs, ele só tinha alguns canais de som disponíveis para gravá-la. Naquela época, Kondo também não dispunha de arquivos de memória muito grandes e precisava trabalhar com parâmetros extremamente restritivos.

Chamada também de “Overworld Theme”, a versão original foi gravada no formato 8-bit e tem sido remixada desde seu lançamento, há mais de 30 anos. O próprio criador do jogo, Shigeru Miyamoto, já apresentou uma releitura da música ao lado da banda The Roots, em 2016, no “Tonight Show”, programa de Jimmy Fallon na televisão americana.

No lançamento do Nintendo Switch, no ano passado, a trilha dos jogos de Mario sofreu sua mais significativa mudança ao ser adaptada para o jogo “Super Mario Odyssey”. A versão surpreendeu ao trazer um aspecto do universo musical de Mario que nunca havia sido usado antes: letra. Foi a primeira vez que a música tema de um jogo do personagem teve versos cantados.

Ela é entoada na voz de Pauline, personagem que remete à primeira aparição de Mario no videogame, em 1981. A cantora foi o primeiro amor do encanador da Nintendo, perdendo seu posto para a princesa Peach.

Com o nome de “Jump Up, Super Star”, a música foi composta por Naoto Kubo, e usa os sons dos metais e sintetizadores para criar a atmosfera de jogos atrelada a uma pegada de pop jazz. Mesmo com a diferença no estilo, ela ainda remete ao tema de “Super Mario Bros” criado por Koji Kondo em 1985.

"Em muitos aspectos, as limitações rigorosas dos sistemas de 8 e 16 bits promoveram a inovação em um grau inigualável pelos consoles modernos", escreve Andrew Schartmann, autor do livro sobre a trilha sonora de Mario para a série “33 ⅓. “Overworld” foi criada para despertar a curiosidade do jogador e incentivá-lo a, mesmo que ouça a música repetidamente, não se canse da aventura. A técnica tem sido utilizada em todas as trilhas criadas para o personagem.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest