Melody Roads: conheça as estradas em que a música sai do asfalto
Criatividade

Melody Roads: conheça as estradas em que a música sai do asfalto

0

Publicidade

Sabia que em oito países do mundo existem as chamadas Melody Roads, ou Musical Roads? Essas estradas capazes de emitir música, ainda que raras, estão espalhadas por locais dos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, China, Ucrânia, Holanda e Dinamarca — que, aliás, foi o primeiro local a adotá-las, em 1995, no município de Aarhus. Elas foram originalmente criadas pelos artistas dinamarqueses Steen Jensen Krarup e Jakob Freud-Magnus, que batizaram a criação de Asphaltophone

LEIA MAIS: Músicos de NY tocam nas ruas para arrecadar dinheiro para pessoas sem teto

VEJA TAMBÉM: Pneus de carro de corrida da Porsche são transformados em discos de vinil

Você deve estar se perguntando: Mas como elas conseguem emitir sons? Bem, o conceito é muito simples e utiliza o atrito entre os pneus e uma espécie de alto-relevo asfalto. Quando o carro passa por cima da área de alto-relevo, é possível ouvir uma espécie de melodia fofinha, que pode auxiliar o motorista em alguns casos, como perceber quando está acima da velocidade permitida ou prestes a pegar no sono. E, claro, as melodias variam de país para país graças ao intervalo em que os tais relevos são posicionados no asfalto. 

O Japão é o local no mundo onde mais existem Melody Roads: até 2016, existiam 30 —a mais famosa delas fica em Okinawa. Em um artigo publicado no "Guardian", de 2007, um motorista japonês disse que é possível ouvir a melodia com mais detalhes se as janelas do carro estiverem fechadas. Ah, e fique atento: os sons não costumam durar mais do que 30 segundos. 

Abaixo, selecionamos dois exemplos de estradas que cantam para você ter uma ideia. É fantástico!

Publicidade

Tags relacionadas:
CriatividadeRua
Background

Relacionados

Canais Especiais