Metais Pesados: a fanfarra que leva heavy metal e hard rock para o carnaval do Rio
Entretenimento

Metais Pesados: a fanfarra que leva heavy metal e hard rock para o carnaval do Rio

O carnaval tem espaço para o heavy metal e para o rock. Um dos melhores exemplos que comprovam isso é a fanfarra Metais Pesados, formada em meados de 2015, no Rio de Janeiro. Com cerca de 12 integrantes, ela transforma o som de grupos como Black Sabbath, AC/DC, System of a Down, Motörhead, Queen e Steppenwolf em músicas adaptadas para uma banda de percussão e metais.

“Cada instrumento fala um idioma particular, tem uma afinação específica. Por exemplo, o (sax) barítono é em mi bemol, os outros saxofones são em si bemol. Você tem que adaptar isso dentro de um arranjo e pegar inspirações de outras fanfarras que existem pelo mundo. A gente aproveita as plataformas de streaming para ver essas referências e criar a nossa própria versão", explica Enzo Tessarolo, saxofonista e arranjador do grupo.

Instagram URL not provided

Metais Pesados começou depois que um grupo de interessados se conheceu nas oficinas da Orquestra Voadora, no Rio. A princípio, a intenção era que a fanfarra tocasse apenas músicas do Black Sabbath em seu repertório. Isabela Silva, uma das percussionistas de alfaia, conta que a “restrição” só durou seis meses. Conforme novos membros foram chegando, outros interesses foram aparecendo. De amigo em amigo, o grupo foi construindo — em conjunto — seu repertório, que hoje tem cerca de 20 músicas.

“As pessoas não entendem como é que a gente toca rock'n'roll com uma formação de fanfarra. As pessoas acham que a gente vai tocar rock com levada de samba ou com levada de marchinha, mas não é isso de jeito nenhum. No início tem um estranhamento das pessoas que curtem rock com essa formação de fanfarra. ‘Como é que você não tem uma guitarra e um baixo e uma bateria completa ali?’, ou ‘Como é que você não tem voz? Não tem ninguém cantando?’ E a gente fala que não, que isso quem faz são os sax”, explica Mariana Albuquerque, que entrou no grupo há seis meses.

Nesta sexta-feira, 21/2, eles começam o carnaval tocando com o Bloco To Be Wild, na Praça XV, no Rio de Janeiro, às 22h.

Assista ao vídeo da entrevista com os integrantes da Metais Pesados:

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest