Meute, a banda que faz música eletrônica sem ligar nada na tomada
Criatividade

Meute, a banda que faz música eletrônica sem ligar nada na tomada

Um grupo de 11 artistas que faz música eletrônica sem ligar um único equipamento na tomada. Confuso? Não até você assistir a qualquer apresentação da MEUTE, banda alemã que usa metais e percussão para reproduzir faixas conhecidas pela utilização de sintetizadores e outras inserções digitais de som. Formada por amigos, todos músicos que se conheceram em experiências profissionais anteriores, a banda tem se apresentado em festivais promovendo verdadeiras raves reinventadas.

LEIA MAIS: 7 instrumentos de uma orquestra que talvez você não conheça
VEJA TAMBÉM:
One Love Machine Band: a banda de robôs de sucata que tocam punk rock

O conjunto começou a ser formado em 2015, mas colheu frutos do trabalho somente a partir de 2016, quando um vídeo em que aparecem fazendo uma performance da música "REJ", do duo berlinense Âme, viralizou na internet. A apresentação, feita na região de St. Pauli, reduto boêmio e ponto de encontro da noite de Hamburgo — onde a banda foi formada —, acendeu um holofote sobre a MEUTE, que passou a ser convidada para se apresentar em festivais pela Europa, sempre usando seu característico uniforme composto por jaquetas vermelhas. A peça remete à vestimenta tipicamente usada por bandas marciais ao norte da Alemanha, onde fica a cidade portuária.

“Nós fuçamos aqui e ali para identificar faixas em que o som tenha um DNA claramente ancorado na música eletrônica. Quando tocamos ao vivo, os fãs do gênero ficam eufóricos e curtem, como de costume. Só que talvez um pouco mais”, brinca Thomas Burhorn, trompetista e um dos fundadores do grupo.

Direto da Alemanha, a MEUTE reúne músicos em projeto criativo / Steffi Rettinger
Direto da Alemanha, a MEUTE reúne músicos em projeto criativo / Steffi Rettinger

Ele conta que, no começo, a MEUTE tocava por um cachê muito pequeno. Para a gravação do álbum “TUMULT”, lançado em 2017, e para a primeira turnê, o grupo conseguiu financiamento junto a um fundo do governo alemão voltado para iniciativas na indústria da música. Este ano, os 11 amigos chegaram a se apresentar no festival SXSW, em Austin, nos EUA. Em seu canal no YouTube, a gravação de uma performance da música “You & Me”, do duo Disclosure com participação de Eliza Doolittle, feita em Berlim já tem quase 29 milhões de visualizações.

O sucesso em tão pouco tempo faz o grupo não descartar turnês mais distantes. Visitar a América do Sul está entre os planos da MEUTE, apesar de ainda não terem datas para a estreia por aqui. “Nós vemos pelo Facebook, pelo Instagram e pelas redes sociais que temos muitos fãs por aí. Mal podemos esperar pelo dia em que iremos conhecer todos por aí e festejarmos todos juntos”, promete Thomas.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest