Missy Elliott, homenageada do VMA 2019, recebe prêmio pelos 20 anos de carreira e rouba a cena
Entretenimento

Missy Elliott, homenageada do VMA 2019, recebe prêmio pelos 20 anos de carreira e rouba a cena

Anualmente, o Video Music Awards (VMA), evento da MTV americana, escolhe um artista para homenagear com o prêmio Michael Jackson Video Vanguard, que diz respeito, principalmente, à contribuição prestada à música ao longo das décadas. Na cerimônia de 2019, o ícone escolhido foi a rapper Missy Elliott, de 48 anos. Ela, que já foi indicada 41 vezes em categorias do VMA e venceu sete, recebeu o troféu especial das mãos de Cardi B e fez uma apresentação explosiva no palco do evento (veja abaixo), que aconteceu no Prudential Center, em Nova Jersey, nos EUA, nesta segunda-feira (26).

Missy, cuja carreira musical completa duas décadas em 2019, trouxe muitas referências para o show no VMA. A mais marcante, talvez, foi quando apareceu vestida como um espantalho num milharal cenográfico montado em cima do palco. Como se sabe, a rapper nasceu no estado do Virgínia, no sudeste dos EUA, com uma forte tradição escravocrata e onde ficava a famosa plantação de Charlottesville, de Thomas Jefferson (1843-1926), um dos "pais fundadores", dos Estados Unidos. Cercada de dançarinos negros, ela desfiou hits de sua carreira, como "The Rain (Supa Dupa Fly)", "Get Ur Freak On" e "Work It". Nesse medley, também rolou música nova, a inédita "Throw It Back", do EP "Iconology", seu surpreendente retorno lançado em 23 de agosto,

Antes de Missy, nascida Melissa Arnette Elliott em 1º de julho de 1971, músicos do naipe de Janet Jackson, Beyoncé, Kanye West, Pink, Jennifer Lopez e Michael Jackson receberam o prêmio de vanguarda no VMA. Mas, nunca antes na história, uma rapper mulher havia sido escolhida. Apesar de ter sua importância para o hip-hop americano americano amplamente reconhecida, foi preciso que os fãs fizessem campanha por muitos anos até que que, finalmente, ela fosse indicada.

"A presença dela, como uma mulher negra inteira e cheia de criatividade, era o tipo de representatividade que todas as meninas precisam para crescer", disse Leah Sinclair, editora do "The Voice", à "BBC". "Tenho certeza que muitas garotas como eu assistiram com admiração seu estilo, carisma e talento escorrendo da tela ontem à noite."

"Ela é um ícone pois abraça seu lado 'estranho', o que é maravilhoso. É uma das poucas artistas capazes de fazer isso, em meio a tantas mulheres que são talentosa, mas hiper-sexualizadas", completou.

Missy Elliott beija seu prêmio Michael Jackson Video Vanguard, recebido no VMA 2019/Getty Images
Missy Elliott beija seu prêmio Michael Jackson Video Vanguard, recebido no VMA 2019/Getty Images

A carreira de Missy começou a bombar no final da década de 1990 e o início dos anos 2000. Ela representava um hip-hop bem-humorado, com letras enérgicas, batidas incríveis — contribuição de seu colaborador de longa data, o produtor Timbaland —, e letras por vezes cômicas. Por ser uma artista talentosa e muito respeitável, ela é querida por muita gente do showbiz, e fez colaborações musicais com Deus e o mundo — Beyoncé, Mariah Carey, Lizzo, Ariana Grande, Mel B, Aaliyah, entre outros.

Missy é a única rapper mulher a integrar o Songwriters Hall of Fame. Ela escreve suas próprias letras e de outros artistas, como Aaliyah, Ginuwine, Destiny's Child, Mariah Carey e NSYNC. Na função de produtora, ela já fechou com Beyoncé, Janet Jackson e Monica.

Gente fina, boa de fazer feats., compositora, produtora... Missy é uma ótima artista para trabalhar junto, certo? Além do mais, elas é uma recordista de vendas. Segundo pesquisas da "Nielsen Music", ela é a rapper mulher que mais vendeu discos do gênero hip-hop na história. O mais bem-sucedido destes é "Under Construction", de 2002, que vendeu mais de 2 milhões de cópias nos EUA.

O Michael Jackson Video Vanguard, sendo assim, até que demorou para chegar, visto tamanha grandiosidade de Missy. Mas veio e foi muito merecido.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest