Mullet, o estilo de cabelo que marcou o mundo pop
Entretenimento

Mullet, o estilo de cabelo que marcou o mundo pop

O mullet é, ao lado das ombreiras, um dos símbolos estéticos dos anos 1980 com pior reputação. A moda do corte de cabelo curto na frente e laterais, mas comprido atrás impregnou o mundo. Na cultura pop, teve adeptos dos mais variados gêneros musicais.

O termo foi registrado pela primeira vez, segundo o dicionário Oxford, pelos Beastie Boys, na música "Mullet head". Mas parece que o estilo data de tempos remotos. De acordo com Alan Henderson em seu livro"Mullet Madness", hominídeos pré-históricos teriam criado o corte não por charme e sim por necessidade. Seria uma forma de tirar os cabelos dos olhos e manter o pescoço aquecido. Algumas estátuas gregas do século VI a.C. também confirmam que, se não são mais antigos, os mullets ao menos nasceram junto com a cultura ocidental.

Com o advento do glam rock, David Bowie encabeçou a moda, ainda sem nome. O corte acompanhava a postura andrógina de Ziggy Stardust: uma versão cor de abóbora feminina e masculina, curta e comprida ao mesmo tempo. Na mesma década, Rod Stewart eternizou seu estilo mullet picotadinho que, aliás, nunca mais o abandonou. Até Sir Paul MacCartney adotou, com todo respeito, o visual estranho.

Nos anos 1980 o mullet foi onipresente nas cabeças masculinas. No nosso BRock, Paulo Ricardo, à época, à frente do grupo RPM, era um dos que chamavam atenção para tais madeixas. Lá fora, o estilo seguia alternando autenticidade e a breguice e acabou entrando em decadência na década de 1990. Mas parece que, às vezes, volta à cena. Em 2013, Rihanna ostentou um mullet radical na abertura da New York Fashion Week, enquanto que Zendaya apareceu no Grammy de 2016 com um discreto mullet.

Tirem suas próprias conclusões sobre estilo x mau gosto com a lista de 10 mullet mais famosos do mundo da música pop:

1. DAVID BOWIE

O pai de todos os mullets. O original.Em um de seus mais festejados looks e fases, como Ziggy Stardust, estava lá, de mullet.


2. ROD STEWART

Um dia ele resolveu realçar o corte picotado do cabelo, adotou o mullet e gostou tanto que nunca mais abandonou o visual. Influenciou muitos sucessores nos anos 80.

3. BONO

O vocalista do U2 marcou época com seu mullet no belo videoclipe em sépia de "Pride (In the name of love").

4. DURAN DURAN

Depois de um início dedicado às franjas new romantic, todos os integrantes da banda tiveram uma fase sincronizada no mullet, numa disputa ferrenha de quem era o mais cool.

5. PHIL COLLINS

O baterista e cantor manteve enquanto pode o rabinho para compensar a escassez no topo da cabeça.

6. MARK KNOPFLER

Mesmo caso de Collins, o guitarrista e cantor do Dire Straits ainda 'disfarçava' a calvície com sua famosa faixa na cabeça.

7. BILLY JOEL

O cantor e pianista, já com imagem de compositor maduro naquela época, esbanjava charme adotando o corte nos anos 1970. Antes da modinha.

8. MR. MISTER

A banda é uma das campeãs em visual oitentista datado e versos de gosto duvidoso. Mesmo quem não era nascido nos anos 1980 não consegue esquecer da grudenta "Broken Wings", até hoje chicletada em playlists de rádio?

9. EDDIE VAN HALEN

Temos representante do mullet no hard rock também! O fundador e guitarrista do Van Halen caprichava ao deixar o seu bem volumoso.

10 - PAULO RICARDO

O galã do BRock, vocalista da banda RPM, levou as fãs ao delírio com seu mullet nos nossos anos 1980. O cabelo descia até os famosos ombros - elogiados por Caetano Veloso e revelados pelo 'decote' de uma camiseta regata (!).

Paulo Ricardo/ Divulgação
Paulo Ricardo/ Divulgação

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest