Museu do Fado, em Lisboa, terá oficinas de construção de guitarra portuguesa em 2019
Entretenimento

Museu do Fado, em Lisboa, terá oficinas de construção de guitarra portuguesa em 2019

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

O Museu do Fado, em Lisboa, Portugal, completou 20 anos em 2018 e teve uma programação comemorativa extensa — como é o caso da exposição temporária em homenagem ao centenário do nascimento de Maria Teresa de Noronha, uma célebre cantora do gênero. No próximo ano, a instituição se prepara para anunciar novos eventos, como uma oficina de construção de guitarra portuguesa. 

LEIA MAIS: Saiba mais sobre a cena musical portuguesa

VEJA TAMBÉM: Conheça o Langspil, instrumento musical símbolo da Islândia

As aulas, como explicou diretora do museu, Sara Pereira, ao "Publico", serão realizadas nas imediações do edifício, localizado no bairro de Alfama. Elas serão ministradas por duas escolas de construtores tradicionais da região: "O Óscar Cardoso, que descende do Álvaro da Silveira (um dos mais importantes artesãos do instrumento em Portugal), e a oficina do mestre Grácio", disse ela. 

Sara também destaca que duas exposições inéditas estão no horizonte. “Queremos ter uma grande exposição sobre a guitarra portuguesa em si. Já fizemos uma com as guitarras do Óscar, agora queremos reunir as várias escolas e fazer uma exposição aqui e na oficina, isto no primeiro semestre. No segundo, será a vez da exposição do José Pracana, uma figura muito querida do fado", afirmou a diretora.

Para acompanhar toda a programação do museu, caso você esteja de passagens compradas para a terrinha, basta acessar o site da instituição. Aproveite e veja todas nossas dicas musicais sobre Portugal neste no nosso especial Tipo Importação.

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest