Música africana, em alta, ganha playlist exclusivo em plataforma de streaming da Apple
Entretenimento

Música africana, em alta, ganha playlist exclusivo em plataforma de streaming da Apple

A Apple Music anunciou, na véspera de Natal, o lançamento oficial de uma nova playlist chamada "Africa Now". A proposta é reunir músicas dos artistas contemporâneos mais badalados do continente.

A lista de reprodução inaugural apresenta "Money Play", o novo single do astro nigeriano Burna Boy, no primeiro lugar.

O novo single de Burna Boy está na playlist da Apple Musi. Foto: Getty Images
O novo single de Burna Boy está na playlist da Apple Musi. Foto: Getty Images

"A Apple Music é um enorme sistema de suporte para garantir que a música africana alcance o maior número possível de ouvidos em todo o mundo!", disse Boy em comunicado. “Como artista da Apple Music Up Next em 2019, ainda hoje sinto o impacto dessa honra! Eles são da família agora", disse o artista nigeriano.

A playlist será atualizada semanalmente, incluindo os mais recentes lançamentos de hip-hop, Gqom, Afrobeats, amapiano, afro-bongo, Alte, Kuduro e muito mais.

O Apple Music não é o primeiro serviço de streaming a disponibilizar uma lista de música africana contemporânea. Em outubro, o Spotify introduziu uma nova plataforma afro, com playlists como African Heat (533 mil seguidores), Afro Hits (298 mil) e We Everywhere (364 mil).

Esses lançamentos em streaming coincidem com o aumento dos investimentos no mercado africano pelas gravadoras ocidentais. Em novembro, a Sony Music se tornou a grande gravadora americana a fechar um acordo de licenciamento com o serviço de streaming Boomplay Music, lançado em 2015 na Nigéria que atinge atualmente 60 milhões de usuários na África. Outros investimentos incluem a parceria da Warner Music com a gravadora nigeriana Chocolate City em março e a participação majoritária da Universal na gravadora queniana AI Records no ano passado.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest