Música do Dinosaur Jr. chega ao topo das paradas no Japão 25 anos depois do lançamento
Entretenimento

Música do Dinosaur Jr. chega ao topo das paradas no Japão 25 anos depois do lançamento

0

Publicidade

A faixa "Over Your Shoulder", da banda de rock alternativo Dinosaur Jr., foi lançada em 1994, como parte do álbum "Without a Sound". A canção até chegou a fazer sucesso na época, podendo ser chamada de um hit. Até aí, tudo bem. Acontece que em pleno 2019 a música chegou ao topo de uma parada da "Billboard" no Japão. E o motivo para essa popularidade toda ainda é desconhecido. 

LEIA MAIS: Músicos japoneses criam música a partir de lixo eletroanalógico

VEJA TAMBÉM: As músicas do metrô de Tóquio ajudam o viajante a saber onde está

Dados do YouTube revelaram que "Over Your Shoulder" teve mais de 8 milhões de visualizações em uma semana, sendo que a maior parte delas veio de usuários japoneses. A "Billboard", por sua vez, afirmou que a canção da banda chegou ao primeiro lugar da parada internacional, desbancando até mesmo a ex-líder Ariana Grande, que acaba de lançar um disco fresquinho, "Thank U, Next". No top das 100 canções mais tocadas do país, a faixa do Dinosaur Jr. chegou à 18ª colocação. Feito impressionante para uma banda indie.

Mas, afinal, qual é a bruxaria envolvendo o sucesso repentino e inesperado de "Over Your Shoulder" no Japão? Precisamente, a resposta é: não sabemos. Os pesquisadores de mercado da "Billboard" que analisaram o incomum feito têm algumas suposições: "Acreditamos que a popularidade da canção se deu graças a um vídeo viral da internet e que tinha essa música no fundo. Aí de tanto pesquisarem pela faixa (em aplicativos como SoundHound), ela teria chegado às paradas de sucesso", avaliaram. 

Usuários do Reddid, no entanto, acreditam que a fama de "Over Your Shoulder" aconteceu tardiamente graças a um programa de TV famoso no país, chamado "Gachinko Fight Club". Mistério.

ATUALIZAÇÃO EM 15 DE FEVEREIRO DE 2019

O site Gizmodo concluiu que a "culpa" pelo hit tardio do Dinosaur Jr. no Japão foi mesmo de "Gachinko Fight Club", já que "Over You Shoulder" era usada como trilha sonora da atração, que saiu do ar em 2003. Por razões desconhecidas, o algoritmo de recomendação do YouTube começou a destacar clipes do programa em sua barra lateral e também para reprodução automática. Como as visualizações desses clipes contaram para a parada da "Billboard", a faixa do grupo americano explodiu.

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais