Música do meme do caixão, 'Astronomia', de Tony Igy, 'viraliza' desde 2010
Entretenimento

Música do meme do caixão, 'Astronomia', de Tony Igy, 'viraliza' desde 2010

"Astronomia" é o nome da música do "meme do caixão", "meme do funeral" ou "coffin' dance", como se popularizou no exterior o tal vídeo da "dança do caixão" viral do TikTok, que agora também invade outras redes sociais. Lançada no site "PromoDJ", em 2010, pelo produtor musical russo Tony Igy, a faixa eletrônica se tornou febre na internet, dominou rádios do país natal do artista, foi remixada inúmeras vezes e associada a diversos outros memes com a #fail.

Apesar dos mais de 1,8 milhão de visualizações no clipe de 2015 da música original de Tony no YouTube, a versão mais visitada de "Astronomia" na plataforma de vídeos é o remix feito pelo duo de DJs holandeses Vicetone, postado em 2014, com quase 37 milhões de reproduções. Já o meme que revisita a faixa consiste na montagem de algum vídeo perigoso, que muito provavelmente não terminou bem, seguido de carregadores de caixão dançando ao som de "Astronomia".

Carregadores de caixão durante funeral em Gana, país da África Ocidental / Foto: Reprodução / BBC News
Carregadores de caixão durante funeral em Gana, país da África Ocidental / Foto: Reprodução / BBC News

Segundo o site americano "Know Your Meme", especializado na explicação de memes virais na internet, a música com vibe de "Summer Eletrohits" começou a se tornar popular na rede social de vídeos curtos TikTok em meados de 2019, chegando a alcançar 59 mil curtidas em um único post. Ainda segundo o site, em março de 2020, a hashtag "#Astronomia" totalizou mais de 2,4 milhões de visualizações na plataforma.

E quem são os 'caras' do 'meme do caixão'?

Em reportagem da "BBC News", de 2017, a jornalista Sulley Lansah entrevistou carregadores de caixão de Gana, na África Ocidental, sobre as performances de dança feita por eles durante funerais. Como parte de um evento social importante para a cultura local, algumas empresas oferecem serviços mais animados, caso seja o desejo do cliente.

Ouça a versão original de Tony Igy e o remix de 'Astronomia' feita pelo duo Vicetone:

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest