Música mais relaxante do mundo beneficia pacientes antes da cirurgia
Inspiração

Música mais relaxante do mundo beneficia pacientes antes da cirurgia

Publicidade

Dependendo do gosto musical, o que funciona como  uma música relaxante para uns pode ser irritante para outros. Mas quando uma composição é criada com o intuito de ter essa propriedade naturalmente ansiolítica, talvez possa ser benéfica para todos. É o que um recente estudo de pesquisadores norte-americanos revelou, ao tocar 'Weightless', considerada a “música mais relaxante do mundo” antes de cirurgias. O efeito se mostrou tão benéfico para acalmar os pacientes quanto a medicação.

LEIA TAMBÉM: Ansiedade, falta de foco e mau humor? Música pode ser o remédio ideal para amenizar

VEJA AINDA: Música para plantas 'ouvirem': Conheça o cultuado e fascinante disco 'Plantasia', resgatado dos anos 1970

Enquanto pacientes do teste receberam o medicamento Midazolam, outros ouviram  a música do grupo britânico Marconi Union por três minutos enquanto recebiam a anestesia. A canção funcionou bem como um sedativo no estudo de 157 pessoas, embora os pacientes tenham dito que prefeririam escolher sua própria música. 

'Weightless' foi escrita pela Marconi Union em 2012 com o auxílio de terapeutas durante a gravação. A intenção dos integrantes era criar um tema capaz de reduzir a ansiedade, pressão arterial e frequência cardíaca.

Richard Talbot, integrante da Marconi Union, disse na época do lançamento que foi fascinante trabalhar com um terapeuta. "Aprendemos como e por que certos sons afetam o humor das pessoas. Eu sempre soube do poder da música, ainda mais quando escrevemos usando o nosso instinto”, comentou.

O visual do clipe de 'Weightless' é tão relaxante quanto a música
O visual do clipe de 'Weightless' é tão relaxante quanto a música

A música tem melodias etéreas percorridas desenhadas com suavidade por piano e guitarra, com efeitos adicionais de samples eletrônicos originados de sons da natureza. Os efeitos relaxantes são tão eficazes que, segundo seus produtores, não é recomendado ouvir a música enquanto se dirige.

De acordo com o Mindlab International, o grupo por trás da pesquisa, a Marconi Union conseguiu realmente criar a música mais relaxante do mundo. 'Weightless" é excelente se comparada a qualquer outra já testada, pois consegue reduzir em 65% a ansiedade. 

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest