Música triste melhora o humor de quem sofre de depressão, diz estudo
Entretenimento

Música triste melhora o humor de quem sofre de depressão, diz estudo

Quem disse que as pessoas escutam músicas tristes para se sentir mal? Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida desenvolveram um estudo para entender por que deprimidos insistem em escutar canções “para baixo”, seja em fases de extrema tristeza ou nos momentos felizes. Eles descobriram que, diferentemente do que o senso comum pensa, esse tipo de canção faz bem para essas pessoas.

Para realizar o trabalho, publicado no jornal acadêmico “Emotion”, os pesquisadores reuniram um grupo de 76 jovens universitárias, da qual apenas metade sofria de depressão. Na primeira parte do estudo, elas foram expostas a dois tipos de músicas: a feliz, representada por “Infernal Gallop”, de Jacques Offenbach, e a triste, cuja correspondente era “Adagio for Strings”, de Samuel Barber. Como imaginavam os acadêmicos envolvidos no projeto, baseados em um estudo de 2015, as portadoras da doença preferiram escutar a música mais obscura do que aquela mais alto astral.

Já na segunda parte da pesquisa, perguntaram ao grupo de jovens como elas se sentiam ouvindo os dois tipos de música. Novamente, as deprimidas preferiram a canção triste, e declararam que ela as faziam sentir “melhor”. “Após a exposição à música triste, elas ficaram mais alegres do que antes”, afirmou Jonathan Rottenberg, um dos autores do estudo, à revista “WUSF News”. Entre outros efeitos da canção “para baixo” nessas pessoas estariam o de relaxamento e de sentimento de calma.

O estudo ainda não tem validade científica comprovada, uma vez que os pesquisadores analisaram uma pequena parcela da sociedade. É como se eles tivessem observado uma galáxia em um universo de infinitas possibilidades. Mas já é uma boa notícia, não é? Portanto, quando estiver se sentindo para baixo e desanimado, não se acanhe em colocar seu Radiohead para tocar.

Tá liberado ser emo! Pesquisadores descobriram que músicas tristes ajudam a melhorar o humor de quem está triste/Kuo-Chiao Lin/Unsplash
Tá liberado ser emo! Pesquisadores descobriram que músicas tristes ajudam a melhorar o humor de quem está triste/Kuo-Chiao Lin/Unsplash

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest