Músicos de orquestra holandesa se unem (à distância) para tocar 'Nona Sinfonia' de Beethoven
Entretenimento

Músicos de orquestra holandesa se unem (à distância) para tocar 'Nona Sinfonia' de Beethoven

Com acesso à internet e um celular ou computador com câmera, é possível se sentir junto, mesmo que separado, de pessoas amadas. E quando o desejo é de passar uma mensagem conjunta de carinho, inspiração e música clássica, mesmo à distância, a quem está em casa há dias, ou até semanas, por conta da pandemia do novo coronavírus? Com 20 musicistas dedicados à proposta, cada um na própria residência, a Orquestra Filarmônica de Roterdã, da Holanda, produziu um vídeo da "Nona Sinfonia", de Beethoven, tocada coletivamente, mas sem contato algum entre os instrumentistas.

Intitulado "From us, for you" ("De nós, para vocês", em tradução livre") e postado na última sexta-feira (20), o vídeo começa com a apresentação e distinção da função de cada músico na orquestra para, logo em seguida, se tornar um compilado de telas musicais. O resultado é um mosaico de metais, cordas e instrumentos de sopro tocando juntos, e em perfeita harmonia, um dos clássicos de Beethoven (1770 - 1827), levado ao público pela primeira vez há quase 200 anos.

Duas das violinistas presentes no vídeo musical da Orquestra Filarmônica de Roterdã / Foto: Reprodução
Duas das violinistas presentes no vídeo musical da Orquestra Filarmônica de Roterdã / Foto: Reprodução

"Estamos nos ajustando a uma nova realidade e teremos de encontrar soluções para continuar apoiando uns aos outros", escreve a equipe na descrição do vídeo no YouTube. "Vamos pensar para fora da caixa e usar a inovação para nos manter conectados e fazer isso funcionar, juntos".

Como bem pontuado pelo site de notícias americano "The Good News Network", a Nona Sinfonia também é conhecida como "sinfonia coral" por ter sido a primeira na história a incluir vozes na composição com o mesmo protagonismo dos instrumentos.

As vozes presentes na obra-prima de Beethoven recitam o poema alemão de Friedrich Schiller, "An die Freude" ("Ode à Alegria"):

"Alegres, como voam seus sóis
Através da esplêndida abóbada celeste
Sigam, irmãos, sua rota
Gozosos como o herói para a vitória"

Assista ao vídeo completo:

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest