Músicos de rua de Londres já aceitam pagamento em cartão
Tecnologia

Músicos de rua de Londres já aceitam pagamento em cartão

Sabe quando você está andando pela cidade, escuta um artista de rua incrível e lamenta por não ter dinheiro trocado? Então, uma iniciativa do prefeito de Londres, Sadiq Khan, possibilita que estes artistas aceitem pagamento em cartão. O projeto, batizado de Busk In London - algo como “toque nas ruas de Londres”, em português - é pioneiro no mundo e visa estimular as carreiras dos popstars do futuro.

"Londres é uma potência musical, tendo revelado artistas como Adele e Stormzy, passando por The XX a Dua Lipa. Para que a cidade mantenha seu status como capital global da música, é de vital importância que apoiemos as estrelas de amanhã", disse Khan, no lançamento do projeto.

O Busk in London é fruto da parceria da prefeitura londrina com a empresa de tecnologia iZettle, conhecida por produzir máquinas simples de leitura de cartões que serão fornecidas aos artistas locais. A maquininha permite que músicos de rua passem o chapéu não só por meio de cartões comuns, com chip ou assinatura, mas também pela tecnologia wearable - “vestível”, em português - através de aplicativos de relógios inteligentes e smartphones.

Charlotte Campbell, que toca em período integral nas ruas de Londres, já configurou a máquina para deduzir duas libras de cartões. A artista disse ter percebido um "impacto significativo" em seus ganhos depois de testar o serviço. "Acredito que se os artistas de rua, como eu, não se adaptarem a uma sociedade sem dinheiro de papel corremos o risco de nos tornar uma arte em extinção", disse ela, em entrevista ao jornal “The Independent”.

O “Busk In London” - que também indica os melhores lugares para se apresentar em Londres - já está disponível em mais de 30 bairros da capital inglesa e planeja se expandir para mais locais nos próximos meses. A iZettle disse ainda que pretende disponibilizar o recurso para organizações de caridade, ONGs e pequenas empresas.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest