Nirvana, Bob Marley, Bowie, Cure, Joy Division... 10 das 1000 legendárias Peel Sessions que estão no YouTube
Entretenimento

Nirvana, Bob Marley, Bowie, Cure, Joy Division... 10 das 1000 legendárias Peel Sessions que estão no YouTube

O DJ, apresentador, produtor e jornalista John Peel (1939-2004) trabalhou na BBC Radio 1 entre 1967 e 2004 e marcou a história da emissora inglesa e do universo do rock com suas "Peel Sessions", onde muitas bandas do gênero, principalmente do pós-punk e do cenário independente, tiveram sua primeira grande chance de divulgação em escala maior.

Peel gravou mais de 4 mil sessões ao vivo de mais de 2 mil artistas. A primeira foi em 21 de setembro de 1967 com a banda de rock psicodélico Tomorrow e a última, com a banda punk Skimmer em 21 de outubro de 2004. Quatro dias depois, o radialista morreu de infarto aos 65 anos. Os registros reuniam em média quatro músicas e muitos foram lançados oficialmente. Agora, quase mil deles, oficiais e piratas, estão organizados por ordem alfabética e disponíveis no Youtube. Da incrível lista "frequentemente atualizada", separamos 10 bandas de destaque:

1. Bob Marley & The Wailers

Bob Marley & The Wailers gravaram em 1º de maio de 1973 para o "Top Gear" (programa que Peel apresentou do final dos anos 1960 até 1975 na BBC Radio 1) e foi ao ar no dia 15. Essa gravação é a da reprise transmitida em julho de 1980. Repertório: "Concrete Jungle", "Rasta Man" e "Slave Driver".

2. David Bowie and The Spiders From Mars

A sessão foi gravada por David Bowie e os Spiders From Mars em 11 de janeiro de 1972, um tempo mágico para os fãs do cantor. O destino inicial das sessões históricas era o programa "Friday Night Is Boogie Night", transmitida no dia 28 daquele janeiro. No repertório, "Ziggy Stardust", "Queen Bitch", "Waiting For The Man" e "Lady Stardust" — a última só foi ao ar na reprise em 31 de março.

3. Echo & The Bunnymen

"All My Colours Turn To Cloud", "That Golden Smile", "Heaven Up Here" e "Turquoise Days" foram apresentadas pela banda na gravação de 4 de novembro de 1980 (antes da banda gravar "Porcupine" e "Ocean Rain", seus dois álbuns mais conhecidos) e que foi ao ar no dia 12.

4. Joy Division

"Uma banda bastante conhecida em sua terra natal mas bastante subestimada", apresentou Peel. Ele se referia ao Joy Division, grupo formado em Salford, área metropolitana de Manchester, pouco mais de três anos antes da época em que participou do programa. A gravação foi em 14 de fevereiro de 1979 e a gravação disponibilizada é a da reprise em 5 de abril. No repertório, "Exercise One", nunca lançada em disco oficial, "She's Lost Control", "Transmission" e "Insight".

5. Nirvana

O Nirvana foi ao programa de Peel duas vezes. Essa é a da primeira, no dia 21 de outubro de 1990, que foi ao ar em 3 de novembro, quando o estouro de "Nevermind" era algo inimaginável. O repertório incluiu "Son Of A Gun", "Molly's Lips", "D7" e "Turnaround".

6. PJ Harvey

A cantora inglesa apresentou cinco canções em sua participação que aconteceu dia 10 de novembro de 2000 e foi transmitida dia 20 de dezembro: "This Wicked Tongue", "Somebody's Down Somebody's Name", "Kamikaze", "Beautiful Feeling" e "Nickel Under The Foot".

7. Pulp

A banda liderada por Jarvis Cocker era queridinha do programa, gravou três vezes. Em sua participação no dia 7 de fevereiro de 1993, apresentaram "Pink Glove", "You're A Nightmare" e "Acrylic Afternoons", que foram ao ar em 5 de março.

8. The Cure

O Cure fez quatro apresentações no programa da BBC Radio 1 — 1978, 1979, 1981 e 1985. Na primeira, dos primórdios do grupo, a gravação curiosamente abre com Peel falando dos Buzzcocks, certamente uma "sobra" de alguma transmissão anterior. A gravação foi no dia 4 de dezembro e foi ao ar dia 11 com "Boys Don't Cry", "Fire In Cairo", "Saturday Night" e "Killing An Arab".

9. The Fall

Banda favorita de Peel, The Fall é uma das que mais participou do programa: oito gravações entre 1978 e 2004. Na de 1986, melhor período da banda, apresentaram "Hot Aftershave Bop", "R.O.D.", "Gross Chapel/GB Grenadiers" e "US 80s-90s", que foram ao ar em 9 de julho.

10. The Smiths

Os Smiths fizeram uma única participação, gravando "This Charming Man", "Back To The Old House", "Still Ill" e "The Night Has Opened My Eyes" no dia 14 de setembro de 1983 - o registro foi ao ar no dia 21.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest