No dia 16 de janeiro de 1959, o Cavern Club é inaugurado em Liverpool
Especial

No dia 16 de janeiro de 1959, o Cavern Club é inaugurado em Liverpool

Publicidade

No dia 16 de janeiro de 1957, inspirado pelos clubes de jazz de Paris (especificamente pelo Le Caveau de la Huchette), o inglês Alan Sytner inaugurava seu próprio clube em sua cidade-natal, Liverpool. Ele encontrou o local perfeito no porão de um prédio localizado no número 10 da rua Mathew, local que havia servido de bunker nos bombardeios aéreos que a cidade, estratégica militarmente por ser um porto, sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Localizado no subsolo, ganhou o nome de Cavern Club.

NA, NA, NA: Por que o final de 'Hey, Jude' é o maior momento da música pop

ONDE A MÚSICA MORA: CBGB, em Nova York, foi o berço do punk rock

O clube começou como um local dedicado essencialmente ao jazz e sua primeira atração foi a banda Merseyssipi (trocadilho infame entre o famoso rio norte-americano e o rio daquela cidade, o Mersey), mas aos poucos começou a abrir exceção para uma novidade que tomava conta de Liverpool, o skiffle. Uma variante local do country e do folk norte-americano, aquele novo gênero também funcionou como laboratório musical para artistas que em pouco tempo começariam a tocar rock, dentre eles a banda Quarrymen, liderada por um certo garoto chamado John Lennon.

Lennon, inclusive, quebrou o tabu da casa ao começar a tocar sozinho "Don't Be Cruel", de Elvis Presley, sendo seguido pela banda, que quase não acreditava no que estava acontecendo. Lennon já havia sido alertado sobre a impossibilidade de tocar rock'n'roll naquele local, pois era possível que o público fosse reticente. Mas ninguém ligou de verdade, a não ser o próprio dono do Cavern, que enviou um bilhete para o palco que exigia que Lennon parasse de tocar. Os Quarrymen continuaram frequentando o local e aos poucos a banda incluía nomes que se tornariam ícones da cidade, como Paul McCartney e George Harrison.

Em 1959, o clube foi vendido e o novo dono passou a aceitar as bandas do estilo musical beat, uma invenção local que também precedia o rock'n'roll. O primeiro grupo do tipo a tocar na casa foi Rory Storm & the Hurricanes, que trazia o baterista Ringo Starr em sua formação. Os Quarrymen mudaram seu nome para Beatles e passaram a fazer temporadas de shows em Hamburgo, na Alemanha. Quando voltaram para Liverpool, se apresentaram no Cavern pela primeira vez no dia 9 de fevereiro de 1961 - e foram descobertos pelo empresário Brian Epstein no dia 9 de novembro daquele mesmo ano. Até sua última apresentação no Cavern, no dia 3 de agosto de 1963, os Beatles tocaram 292 vezes no local, transformando o clube em sua casa e levando, com sua lenda, o conceito de casa de shows de rock para todo o mundo.

A despedida dos Beatles estava longe de ser o fim do Cavern, que tornou-se ponto obrigatório para os principais artistas ingleses do período. Passaram por lá nomes como os Rolling Stones, Kinks, The Who, Yardbirds, Hollies, Elton John, Black Sabbath e Queen, entre outros. O clube funcionou até 1973, quando foi fechado para a construção do metrô na cidade. O clube não chegou a ser demolido e tentou ser recuperado nos anos 1980, mas as estruturas de sua fundação haviam sido abaladas pelas obras, tornando-o inseguro. Ele foi reaberto na mesma rua, só que no número 8-12, onde funciona até hoje.

16 de janeiro de 1988: Quebrando todas as regras

Tina Turner entrou para o Guinness depois que sua turnê mundial "Break Every Rule" passou pelo Rio de Janeiro e ela tocou para 182 mil pessoas no estádio do Maracanã. Foi a maior multidão reunida para ver o show de um único artista até então.

16 de janeiro de 1992: ‘Would you hold my hand…?’

Eric Clapton grava seu show acústico para o programa "Unplugged", da MTV norte-americana. O disco se tornaria o álbum ao vivo mais bem sucedido da história; catapultaria a balada "Tears in Heaven" e a nova versão de "Layla" entre as músicas mais tocadas do ano, além de fazer o guitarrista ganhar seis prêmios Grammy, incluindo o de disco do ano. 

Quem nasceu

Bob Bogle, guitarrista dos Ventures (1937-2009);

A cantora Sade Adu (1959);

Brendan O'Hare, do Teenage Fanclub (1970);

A cantora Aaliyah (1979-2001);

Nick Valensi, guitarrista dos Strokes (1981).

Quem morreu

O cantor norte-americano Will Jones, vocalista dos Coasters (1928-2000);

O vocalista dos Spaniels, James "Pookie" Hudson (1934-2007).

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest