No dia 19 de janeiro de 1982, morre Elis Regina
Especial

No dia 19 de janeiro de 1982, morre Elis Regina

No dia 19 de janeiro de 1982, depois de estranhar a forma como sua namorada falava ao telefone, o advogado Samuel MacDowell saiu correndo para sua casa. Estiveram juntos com alguns amigos na noite anterior no apartamento dela, na rua Melo Alves, no bairro Jardim Paulistano, em São Paulo, e ele a deixou sozinha depois que todos seus convidados já tinham ido embora. Segundo ele, ela queria ficar só para ouvir as músicas que gravaria no próximo álbum. Chegaram a falar por telefone ainda de noite e, no dia seguinte, aquela ligação estranha.

Ele pegou um táxi e foi para seu apartamento. Lá chegando, ninguém atendia a campainha e ele teve de arrombar a porta. Depois, a do quarto: ela havia se trancado. Arrombou outra porta, encontrou a namorada desacordada e levou-a às pressas para o hospital, onde já chegou sem vida. Assim terminava a trajetória de uma das maiores cantoras brasileiras, Elis Regina, morta com apenas 36 anos por uma overdose acidental de álcool, temazepam e cocaína.

Nascida no dia 17 de março de 1945, em Porto Alegre, Elis Regina começou a cantar ainda criança, entrou na fase da Jovem Guarda ainda em sua terra natal, mas sua carreira só decolou quando saiu do Rio Grande do Sul. Em 1964, foi vencedora do primeiro Festival da Música Popular Brasileira da TV Record com o épico "Arrastão", composto por Edu Lobo e Vinícius de Moraes. Ali tornou-se um nome nacional. Intérprete, Elis nunca compôs mas foi responsável por revelar compositores como Milton Nascimento, João Bosco, Belchior e Renato Teixeira e era conhecida por sua personalidade forte. O apelido que apaziguava este gênio era "pimentinha" — e mesmo o carinho do diminutivo não disfarçava sua ardência.

E daí? Ela era a voz. Elis Regina cantava como se conduzisse um sonho, levando o ouvinte da dor à alegria, da fossa à esperança e casando aquela mesma personalidade forte com um timbre perfeito, límpido como o de Ella Fitzgerald. A aura teatral de suas apresentações ampliava aquele dom e ela se entregava às canções — como se entregou à vida — sem rede de segurança.

Entre os inúmeros clássicos imortalizados por sua voz ("Águas de Março", "Como Nossos Pais", "O Bêbado e a Equilibrista", "O Mestre Sala dos Mares", "Fascinação", "Casa no Campo", "Maria Maria", "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá", "Vou Deitar e Rolar", "Canto de Ossanha", "Alô Alô Marciano", "Upa Neguinho", a lista é interminável) destacam-se o disco que ela gravou com Tom Jobim em 1974 e sua apresentação no festival de Montreux, quando dividiu o bis com Hermeto Paschoal, num daqueles momentos únicos de nossa cultura.

19 de janeiro de 1967: 'I read the news today, oh boy...'

Os Beatles começam a gravar "A Day in the Life" no estúdio Abbey Road, em Londres, para seu próximo disco, que ainda não tinha título. A faixa, que seria o principal tema do futuro "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", foi inspirada pela morte do jovem milionário Tara Browne, amigo dos Beatles, num acidente de trânsito com apenas 21 anos de idade, no mês anterior. Neste primeiro dia em estúdio, o grupo gravou quatro versões da música, que ainda era só a parte de John Lennon.

19 de janeiro de 1980: ‘I’m special’

Os Pretenders conseguem chegar ao topo da parada inglesa com seu single "Brass In Pocket".

Quem nasceu

A cantora capixaba Nara Leão (1942-1989)

O cantor Phil Everly, dos Everly Brothers (1939-2014)

A cantora norte-americana Janis Joplin (1943-1971)

A cantora norte-americana Dolly Parton (1942)

O cantor inglês Robert Palmer (1949-2003)

Francis Buchholz, do grupo alemão Scorpions (1950)

A cantora do grupo Soul II Soul Caron Wheeler (1963)

Quem morreu

O cantor e compositor norte-americano Carl Perkins (1932-1998)

O soulman norte-americano Wilson Pickett (1941-2006)

O cantor canadense do grupo Mamas and the Papas Denny Doherty (1940-2007)

O cantor jamaicano Winston Riley (1943-2012)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest