No dia 20 de janeiro de 1917, era lançado o primeiro samba, ‘Pelo Telefone’
Especial

No dia 20 de janeiro de 1917, era lançado o primeiro samba, ‘Pelo Telefone’

0

Publicidade

Lançado no dia 20 de janeiro de 1917, o compacto com a música "Pelo Telefone", registrada pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, conhecido como Baiano, e composta por Ernesto dos Santos e Mauro de Almeida, é central na história da música brasileira. O motivo é simples: foi o primeiro samba gravado, marco zero de nossa musicalidade nacional.

A canção, originalmente chamada de "Roceiro", surgiu nas cantorias da casa de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, mãe de santo baiana que abria seu terreiro para saraus musicais na Praça Onze, no Rio de Janeiro, e que, assim, ajudou a fundar as bases do samba, gênero baiano que encontrou casa na então capital brasileira. Em suas festas - ou pagodes -, nomes como João da Baiana, Caninha, Hilário Jovino Ferreira, Pixinguinha e Sinhô, além de Ernesto dos Santos, o Donga, e outros músicos e boêmios, se reuniam em rodas musicais - as primeiras rodas de samba - para cantar músicas que compunham coletivamente, tocando instrumentos como violões, cavaquinhos e percussão. A própria "Pelo Telefone" até hoje tem sua autoria discutida, especificamente por ter sido composta neste ambiente de criação grupal. Enquanto os músicos tocavam, Ciata servia seus famosos quitutes. 

O fato é que a partir do lançamento daquele compacto, aquelas festas - que eram justamente chamadas de "sambas", o nome não batizava um gênero musical - agora tinham um estilo musical para chamar de seu e, aos poucos, todo um cânone foi sendo construído a partir daquela pedra fundamental. Se hoje temos uma história inteira de músicos, intérpretes e compositores que cantam o Brasil a partir deste gênero, culpe aquele primeiro single, lançado quase despretensiosamente no início de 1917, um ano revolucionário.


1982: Bat-Sabbath

Durante uma apresentação na cidade de Des Moines, nos EUA, alguém do público jogou um morcego vivo em direção a Ozzy Osbourne, que fazia um show solo. A iluminação do show fez o bicho ficar paralizado e Ozzy achou que fosse um brinquedo: tascou os dentes na cabeça do bicho, decapitando-o na frente do público. Quando o bicho começou a bater suas asas, o vocalista foi levado a um hospital onde tomou injeções para raiva - e deu origem a uma das histórias mais escabrosas da mitologia do rock.

Quem nasceu

 

O blueseiro Leadbelly (1889-1949)

Ron Townson, do grupo 5th Dimension (1933-2001)

Billy Powell, vocalista do grupo O'Jays (1942-1982)

Paul Stanley, guitarrista do Kiss (1952)

Ian Hill, baixista do Judas Priest (1952)

Heather Small, vocalista do grupo M People (1965)

Sid Wilson, DJ e tecladista do Slipknot (1977)

Rob Bourdon, baterista do Linkin Park (1979)

Nathan Connolly, do grupo escocês Snow Patrol (1981)

Quem morreu

O contrabaixista brasileiro Nico Assumpção (1954-2001)

O cantor e compositor brasileiro Adão Dãxalebaradã (1955-2004)

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais