No dia 25 de janeiro de 1978, o Joy Division fazia seu primeiro show
Especial

No dia 25 de janeiro de 1978, o Joy Division fazia seu primeiro show

O show que os Sex Pistols fizeram em Manchester, na Inglaterra, em julho de 1976, mudou completamente a cara da cidade. Foi graças a esse acontecimento que surgiram várias bandas e iniciativas ligadas ao punk e ao pós-punk. Na plateia estavam nomes que seriam influentes na história da cidade, como o líder dos Smiths, Morrissey, e o fundador do Fall, Mark E. Smith, além de dois amigos de infância: Bernard Sumner e Peter Hook, que se conheciam desde os 11 anos.

Hook comprou um baixo no dia seguinte ao do show e logo se juntou a Sumner para criar um grupo, que também contava com o baterista Terry Mason e com o vocalista Martin Gresty. O nome da banda, Warsaw, era uma referência à faixa "Warsawa" do disco "Low", que David Bowie havia lançado no começo de 1977. Gresty deixou a banda quando conseguiu um emprego e um fã do grupo se ofereceu para entrar na formação. Com a chegada de Ian Curtis, que sabia todas as músicas, a banda mudaria de nome no dia 25 de janeiro de 1978, quando passou a se chamar Joy Division.

A divulgação daquele primeiro show, realizado na Pips Disco, em Manchester, ainda aconteceu com o nome anterior do grupo. No entanto, eles se apresentaram sob a alcunha do novo nome. O anterior era parecido com o de outra banda em ascensão, a Warsaw Pakt. Joy Division era a tradução em inglês para "divisão da alegria", apelido em alemão que os nazistas davam à ala de prostitutas judias nos campos de concentração. O nome, irônico e mórbido ao mesmo tempo, tinha a ver com a entrada de Ian para a banda. Sua chegada completava os elementos que caracterizavam uma nova sonoridade. Enquanto Peter Hook assumia a melodia das canções solando notas agudas em seu baixo, e Bernard Sumner completava os vazios musicais emitindo ruídos na guitarra, Ian Curtis — com sua voz grave e soturna — deixava o clima mais tenso e lento, ao contrário da maioria dos grupos punk da época. Desde o primeiro show, sua performance agressiva e energética contrastava com o clima lento e lúgubre instaurado pelos músicos, o que originou composições igualmente pesadas, que se tornariam a marca registrada da banda.

O Joy Division foi o primeiro grupo que usou o punk para ir além dele, inspirando o rótulo pós-punk, que em pouco tempo se tornaria referência para a cena inglesa com o fim abrupto dos Sex Pistols. Aquela sonoridade seria lapidada em discos que se tornariam clássicos, como "Unknown Pleasures" e "Closer", ao mesmo tempo em que galvanizavam a personalidade de Curtis como um dos principais - e mais depressivos - poetas daqueles tempos. Seu suicídio, em 1980, pegaria a todos de surpresa e obrigaria o grupo a mudar de rumo, transformando-se em outra banda clássica: o New Order.

Joy Division ou Warsaw? Cartaz do primeiro show com Ian Curtis ainda foi com o nome antigo da banda / Foto: Reprodução
Joy Division ou Warsaw? Cartaz do primeiro show com Ian Curtis ainda foi com o nome antigo da banda / Foto: Reprodução

Quem nasceu

1915 - Ewan MacColl, cantor e compositor norte-americano de folk (m. 1989)

1927 - Antônio Carlos Jobim, compositor brasileiro (m. 1994)

1931 - Stig Anderson, produtor e compositor do grupo sueco ABBA (m. 1997)

1938 - Etta James, cantora norte-americana (m. 2012)

1953 - Malcolm Green, baterista do grupo neozelandês Split Enz

1954 - Robert Finch, vocalista do grupo norte-americano KC and the Sunshine Band

1956 - Andy Cox, guitarrista dos grupo ingleses The Beat e Fine Young Cannibals

1958 - Gary Tibbs, baixista dos grupos ingleses Roxy Music e Adam And The Ants

1972 - Leandro Lehart, cantor e compositor brasileiro, líder do grupo Art Popular

1981 - Alicia Keys, cantora e compositora norte-americanan

Quem morreu

1986 - Albert Grossman, empresário de Bob Dylan, Peter, Paul and Mary, The Band e Janis Joplin (n. 1926)

2015 - Demis Roussos, cantor grego e líder do grupo de rock progressivo Aphrodite's Child (n. 1946)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest