No dia 9 de novembro de 1967, é lançada a revista 'Rolling Stone'
Especial

No dia 9 de novembro de 1967, é lançada a revista 'Rolling Stone'

0

Publicidade

A primeira edição da revista "Rolling Stone" é lançada em São Francisco, na Califórnia, nos EUA, com uma foto de John Lennon vestido de soldado nas gravações do filme "How I Won the War", em que o beatle adotou seu clássico par de óculos redondos. A primeira edição vinha acompanhada de um clipe para segurar cigarros de maconha. A revista, que começou como um zine californiano de contracultura, atravessou a década seguinte como uma das principais publicações do gênero, até se transformar no principal farol da música pop norte-americana nos anos 80 e 90, após a mudança de sua sede para Nova York.

LEIA MAIS: Quando o Led Zeppelin lançou o clássico 'Led Zeppelin IV'

EMBLEMÁTICA: Vendida a 10 centavos, a "Billboard" começou a ser publicada em 1894

9/11/1958: Elvis > Natal

"Hound Dog", de Elvis Presley, ultrapassa as três milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. É a primeira vez que um single que não é sobre as comemorações do Natal alcança o feito - os outros dois haviam sido "White Christmas" de Bing Crosby e "The Red Nose Reindeer" de Gene Autry. 

9/11/1961: A primeira vez ao vivo

Brian Epstein assiste aos Beatles tocando ao vivo pela primeira vez numa sessão na hora do almoço do Cavern Club, em Liverpool. Fascinado pelo grupo, tornaria-se o empresário que os levaria a fama em breve.

9/11/1966: Quando John conheceu Yoko

John Lennon sobe numa escada que leva a uma lupa pendurada no teto. Com a lupa, ele pode ler uma pequena palavra que estava escrita no alto: "Sim". Impressionado com a mensagem positiva da obra de arte, em seguida o beatle conheceria sua autora: a artista plástica japonesa Yoko Ono, que exibia suas obras na Indica Gallery, em Londres. Foi a primeira vez que se conheceram.

9/11/1969: O nascimento de um clássico

A dupla de cantores e compositores Paul Simon e Art Garfunkel gravam aquela que seria sua principal canção, "Bridge Over Troubled Water", que ganhou cinco prêmios Grammy em 1971.

9/11/1993: Entra o Wu-Tang Clan

O coletivo de hip-hop Wu-Tang Clan lança seu primeiro álbum, "Enter the Wu-Tang (36 Chambers)", clássico instantâneo e um marco no rap hardcore que consolida a carreira dos nove MCs que compõem o grupo.

9/11/2006: A última vez de Bowie

David Bowie divide os vocais de sua "Changes" com a cantora norte-americana Alicia Keys, num show beneficente no Hammerstein Ballroom, em Nova York. É a última vez que David Bowie se apresenta ao vivo, antes de sua saúde piorar e ele sair da vida pública. 

9/11/2008: A primeira dama da música africana

Morre a cantora sul-africana Miriam Makeba, a primeira africana a ganhar um Grammy (ao dividir o prêmio de Melhor Gravação Folk em 1966 com Harry Belafonte) e a emplacar um hit internacional com a imortal "Pata Pata", de 1967. 

Parabéns!

Os aniversariantes deste 9 de novembro incluem o guitarrista Tom Fogerty, parceiro de banda e irmão do principal compositor do Creedence Clearwater Revival, John Fogerty (nascido em 1941 e morto em 1990), o poeta e letrista Torquato Neto (nascido em 1944 e morto em 1972), o guitarrista Dennis Straton (da primeira formação do Iron Maiden, nascido em 1954) e o rapper Sisqo (nascido em 1977). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais